O que o consumidor espera do futuro?
O que mudou? Aumentou a exigência? Como ele se comporta?

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Enfrentando a crise sem choro nem vela (10)

10 - Qual é a postura que o vendedor deve ter na hora do atendimento?

Existem regras para a postura do vendedor de uma loja. Nas Pesquisas de Mercado, entre as razões que os entrevistados apontam para não comprarem numa determinada loja aparece em primeiro lugar o mau atendimento, seguido pela reclamação de que os vendedores ficam em cima dos clientes. O percentual das queixas sobre o mau atendimento em determinados tipos de lojas é tão importante que supera as queixas sobre a baixa qualidade dos produtos, os preços altos etc.

As pesquisas apontam que o melhor vendedor é aquele que aborda o cliente e diz que se precisar é só chamar etc. Ou seja, não faz pressão para vender imediatamente mas também não deixa de criar uma atmosfera de apoio e atenção ao cliente.

Claro que as clientes reclamam principalmente da abordagem, mas depois que o cliente solicita ajuda, caberá ao vendedor fazer a diferença entre uma loja e a outra. Naquele momento, grande parte do esforço de marketing poderá ser desperdiçado se o vendedor não tiver um bom conhecimento sobre o produto que está vendendo e a melhor forma de satisfazer a necessidade do cliente. Algumas pesquisas indicam que determinados consumidores estão predispostos a comprar mais e, nesses casos, a influência de um bom vendedor pode ajudar a aumentar a quantidade e o valor dos itens comprados.

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