Dicas para criar um Plano de Marketing
Planeje seu caminho, caminhe o planejado.

Planeje seu caminho, caminhe o planejado.


Plano de Marketing

Ao longo de minha carreira, por treinamento e experiência prática, aprendi que criar um Plano de Marketing capaz de dar à sua empresa uma vantagem competitiva não é tarefa fácil nem rápida. Depende de conhecimento, talento, criatividade e principalmente tempo.

Preparar o Plano de Marketing de uma empresa não é muito diferente do que preparar uma plano de navegação para uma longa viagem:

• Antes de tudo, você precisa saber aonde quer chegar

• Conhecer o máximo sobre o meio-ambiente que cerca sua viagem

• Adquirir os recursos, competências e habilidades necessárias

• Identificar seus pontos fortes e fracos

• Definir as melhores estratégias para atingir seu destino com segurança

• Fazer o seu plano de ação (rotas, portos, abastecimento, manutenção etc.)

• Trabalhar para fazer o plano acontecer

Um bom comandante de um navio não deixa o cais sem estar prevenido contra possíveis riscos. Depois de zarpar, consulta constantemente o plano de navegação e faz as correções necessárias.

Lembre-se do seguinte:

Planeje seu caminho, caminhe o planejado.

Embora muitas empresas não gostem de perder tempo com planejamento, grande parte da mortalidade das empresas pode ser atribuída à falhas causadas por planos mal feitos ou pela falta de condições dos responsáveis em fazer os planos acontecerem.

O marketing é uma ciência, mas você não precisa ser doutor para aplicar seus fundamentos e obter o êxito. Qualquer micro empresário pode executar os princípios de marketing por conhecimento ou intuição. Se você tem um produto para vender você precisa de um Plano de Marketing. Não importa se você tem uma micro ou uma grande empresa, seu Plano poderá ser algo simples e fácil de compreender.

Infelizmente, por falta de conhecimento, alguns pensam que Marketing é apenas fazer Propaganda e é comum encontrar o marketing de algumas empresas reduzido à um simples departamento de propaganda. Em outras empresas o marketing é confundido com vendas, ou gerenciamento de produtos ou com serviços de atendimento ao cliente.

Existem empresas onde o marketing sequer é discutido, como nesta ordem de um diretor executivo abrindo um seminário: "- Não há tempo para o marketing até as vendas melhorarem!" A confusão sobre o que é marketing ainda é uma das barreiras a serem vencidas.

Investimentos valiosos que poderiam ser direcionados para o desenvolvimento dos produtos e serviços, criação de estratégias de vendas, pesquisas de mercado etc. acabam sendo desviados para ações que, no final das contas, tentam corrigir os efeitos causados pela falta de um verdadeiro departamento de Marketing.

Acredito que quanto mais o marketing for conhecido melhor será para todos: comércio, indústria, serviços, empresas, escolas, hospitais, clubes etc. Por isso me animei em divulgar a importância do marketing no meu site.

Eu explico em meu e-Book como fazer um Plano de Marketing simples. Claro que, dependendo do seu caso, poderá variar o volume de dados e informações necessárias, mas a base é a mesma.

Aqueles que buscam soluções rápidas para determinados problemas de marketing (anúncios, malas-diretas, promoções de venda etc.) encontrarão dicas valiosas dentro deste site.

Entretanto, antes de qualquer ação considere a necessidade de formular um conceito estratégico de marketing (se desejar fale conosco).


Clique AQUI e leia meu e-Book sobre Plano de Marketing