Marketing Inteligente
Poucos questionam se estão conduzindo bem os seus negócios.

BLOG do Carlos Martins.
Comentários sobre Propaganda e Marketing.



Marketing Inteligente

Uma questão óbvia

Está certo quem pensa que o sucesso de uma empresa depende de Marketing. Isso é o óbvio.

Por sua vez, Marketing depende do pensamento, da reflexão. Esse é o trabalho mais árduo de todos, mas muita gente procura o caminho mais fácil, fazendo o mínimo indispensável. Assim, ao imitar algum concorrente, ou copiar o trabalho de outros, ou preferindo um atalho, dizem que descobriram a solução. Desse modo, sem analisar cuidadosamente as informações e concluir se a solução encontrada é a mais adequada para suas condições, passam por cima do mais óbvio princípio empresarial.

Quase sempre a falta de uma visão cuidadosa é o que faz a diferença entre um empresário medíocre, que corre atrás, e o homem de negócios bem-sucedido, que chega na frente. Essa miopia empresarial poderia ser curada com a colaboração de um consultor, contribuindo com um ponto de vista externo na construção de um panorama verdadeiro sobre a situação da empresa e os caminhos a seguir.

Muitas empresas preferem competir oferecendo produtos ou serviços que consideram mais fáceis de vender para um público-alvo sem maiores exigências ou restrições: um Marketing mais fácil.

Algumas se arriscam com produtos ou serviços exclusivos, disputados por um número menor de concorrentes, porém em mercados selecionados: um Marketing mais difícil.

Poucas empresas questionam se estão conduzindo seus negócios com as estratégias e as táticas mais adequadas aos seus propósitos: um
MARKETING INTELIGENTE.

Observe abaixo como o Marketing pode mudar dependendo da ESTRATÉGIA X TÁTICA executada de forma EFICAZ X EFICIENTE (leia observação).

No eixo horizontal verifique a influência de uma tática eficiente ou ineficiente sobre uma estratégia ineficaz ou eficaz.

Crescimento
Empresa com Marketing inteligente baseada em uma estratégia eficaz e tática eficiente (quadro 1) continua crescendo. Por exemplo, o que acontece com aquelas empresas que oferecem bons produtos e uma boa propaganda.

Sobrevivência
Empresa com estratégia eficaz, mas utilizando tática ineficiente (quadro 2) consegue apenas sobreviver. Isso pode acontecer, por exemplo, com uma empresa que chega a produzir bons produtos ou serviços, mas não faz boa propaganda.

Morte Rápida
Empresa que utiliza uma estratégia ineficaz, executada com uma tática eficiente (quadro 3) está predestinado a morte rápida. Isso é típico de uma empresa desavisada que se empenha muito e trabalha duro oferecendo produtos ou serviços que desagradam os consumidores. Por exemplo, uma empresa que utiliza uma forte campanha de propaganda para oferecer maus produtos vai destruir rapidamente sua própria reputação.

Morte Lenta
Empresa que utiliza uma estratégia ineficaz e tática ineficiente (quadro 4) morre lentamente. Isso pode acontecer com empresas dirigidas por gerentes que teimam em acreditar que estão no rumo certo e são incapazes de reconsiderar suas atitudes. Por exemplo, uma empresa que não faz boa propaganda e oferece maus produtos aos seus Clientes. Não ganhará novos Clientes e os antigos não voltarão.


*
Observação:

Estratégia: Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.

Tática: Meios postos em prática para executar as estratégias.

Eficaz: Que produz o efeito desejado. Consegue o que se quer alcançar.

Eficiente: Que produz outro fenômeno. Que executa algo bem.


Leia outros artigos de Carlos Martins