Profissões em Alta
Os novos caminhos da economia. Para onde seguir? O que fazer?
Tendências do Mercado de Trabalho

Apesar de alta, a taxa de desempregados no Brasil vem decaindo - passou de 13,1% para 11,76% ao longo de 2018 e entre as carreiras de nível superior, as que mais abriram vagas foram as ligadas ao setores de tecnologia e de saúde.

No ranking das 10 mais, a carreira de nível superior com mais contratações foi a de analista de sistemas, além de outras no setor de tecnologia, como analista de suporte computacional e programador de sistemas, mostrando que o mercado continuará necessitando de mão de obra especializada em tecnologia, setor que exige constante atualização.

Entretanto, não são apenas as profissões do setor de tecnologia que estarão em alta. Considerando apenas as profissões de nível superior, aparece também a enfermagem além de outras carreiras ligadas ao setor de saúde como farmacêutico, médico clínico, nutricionista, fisioterapeuta e preparador físico.

Entre as novas profissões aparece o técnico em telemedicina, que atua na instalação e suporte de sistemas em hospitais e clínicas, e o advogado digital, que detém conhecimento sobre legislação eletrônica e crimes cibernéticos.

Empresas diversas em RH indicam que vagas com mais especialização influenciarão as contratações de 2019, ao contrário de 2018 quando se contratou mais carreiras de baixa qualificação.

Veja alguns exemplos das tendências (*):

ÁREA DE SAÚDE
Gerente de Qualidade
Gerontólogo e Geriatra
Representante / Gerente de vendas.
Bioinformacionista
Técnico em telemedicina

TECNOLOGIA
Cientista / Engenheiro de dados
Programador front-end
Desenvolvedor Mobile
Marketing digital
Analista de Search Engine Optimization (SEO)
Analista de BI (Business Inteligent)
Designer especialista em UX (User Experience)
Técnico em drones

ADMINISTRAÇÃO, NEGÓCIOS
Gerente de Marketing
Gerente Comercial
Agroecólogo
Gerente de fazenda
Gerente de Desenvolvimento de Negócios
Business Partner (Recursos Humanos)
Diretor Financeiro
Especialista Tributário
Especialista em Remuneração
Consultor de Investimentos
Advogado Contencioso Legal
Advogado de Compliance
Advogado digital

Importante observar que existe uma tendência de contratos temporários para altos cargos, desde analista até diretor, dentro de um projeto específico, como um reflexo da reforma trabalhista, que entrou em vigor em novembro de 2018. Qual a melhor carreira? Onde você pode fazer sucesso? Muitos ficam em dúvida entre profissões de áreas tão distintas. Nestes casos, a escolha é ainda mais difícil. Nesta fase, é normal surgirem essas dúvidas. Para tentar driblar a dúvida, além de pesquisar as profissões que estarão em alta, vale fazer seu
Teste Vocacional e descobrir com qual área você se identifica.

Pense nisso, boa sorte!

(*) As profissões indicadas neste artigo foram pesquisadas em fontes disponíveis na Internet (janeiro de 2019) e, portanto, não deve ser sua única fonte de referência. Pesquise também em outros sites de Recursos Humanos, Agências de Emprego etc.


© 1997-2019 
www.carlosmartins.com.br  
Divulgue o Site / Siga-nos

.