Pesquisa de Satisfação
Enquanto os seus Clientes Externos pagam em troca de produtos ou serviços de sua empresa, os Clientes Internos recebem serviços de outros funcionários ou fornecedores da empresa em troca do salários e outras formas de pagamento. Se você souber satisfazer seus clientes externos e os clientes internos, melhor para todos.
Alguns exemplos de pesquisa que você pode fazer com nossa parceria:
1. Pesquisa de Satisfação com seu cliente externo
Como minha clientela se divide em termos de sexo e idade? Onde meu cliente mora? Que distância ele tem que percorrer para comprar na minha loja? Onde devo anunciar? Como meu cliente julga a qualidade dos meus produtos e serviços? Qual a avaliação dele sobre o meu atendimento?
Decifrando o seu cliente você descobre se ele procura preço mais baixo ou mais qualidade, mais glamour, mais conforto, mais segurança etc. Você pode ganhar mais aumentando a satisfação do seu cliente.
2. Pesquisa de Satisfação com seu cliente interno
Qual é a imagem que meus funcionários, vendedores ou representantes estão passando para os clientes? Você sabe se eles estão felizes com a empresa? Estão satisfeitos com a chefia? A comunicação interna é fácil? Em que medida seus produtos ou serviços são prejudicados por questões internas da empresa?
A pesquisa é uma ótima idéia para testar e controlar o desempenho de sua equipe: compradores, vendedores, atendentes, entregadores etc. Conheça através de uma pesquisa interna os aspectos responsáveis pelo sucesso externo de sua empresa.
3. Potencial de compra do seu cliente
Será que o meu cliente é fiel à minha empresa? Qual é o MEU mercado junto aos meus próprios Clientes? Muito se fala sobre potencial de mercado, mas você conhece o verdadeiro potencial do SEU cliente? Qual a classe econômica de sua clientela? Quanto seu cliente gasta por ano com produtos ou serviços semelhantes aos seus? Que parcela dos seus clientes compra na concorrência? Quanto mais você poderia crescer junto ao seu cliente? O que está faltando para você crescer mais junto ao SEU cliente?
4. Pesquisa no seu ponto de venda
Com que freqüência meu cliente entra na minha loja? O que ele prefere ver na vitrine? Como ele avalia o layout da minha loja? Os vendedores são atenciosos? Eu vendo o produto ou a marca de produto que ele procura? O que meu cliente pensa sobre promoções (experimentação, degustação, sorteios etc.)? A iluminação de minha loja está boa? Minha loja é confortável? Está do jeito que meu cliente gosta? Ele gosta da decoração? Como minha loja poderia ficar melhor para o cliente comprar mais?
Conheça alguns casos de Marketing onde empresas ganharam com o aproveitamento do potencial do próprio cliente:
O caso das BARRAS DE CEREAIS
O mercado da categoria de cereais para café da manhã estava saturado com dúzias de concorrentes e variedades. Em pesquisa com os consumidores surgiu a ideia de vender cereais como "barras de chocolate" que poderiam ser consumidos em novas ocasiões em qualquer hora do dia;
O caso do KINDER OVO
Em vez de procurar novos sabores, ingredientes ou formatos, a Ferrero lançou um novo conceito: ovo de chocolate com um brinquedo em seu interior;
LOJAS DE CONVENIÊNCIA em POSTOS DE GASOLINA
Além da tradicional venda de combustível, os postos descobriram oportunidades para vender refrigerantes, balas, jornais etc. Alguns se transformaram em verdadeiros supermercados;
Festas no McDonald's
Aproveitando a ideia de reunir a família e os amigos dos clientes, o McDonald's passou a explorar seu espaço com comemorações, oferecendo suas instalações em troca de um aumento nas vendas.