Modelo de Negócios Canvas
Entenda como criar um modelo de negócio.
Você tem espírito empreendedor?
Quer encontrar novas maneiras de inovar?

Modelo de Negócios - Canvas
Já pensou em iniciar ou revolucionar seu negócio? Se você não sabe como começar um novo negócio ou considera que seu negócio atual está estagnado, aproveite esta oportunidade para projetar o amanhã. Use um Modelo de Negócios para encarar o futuro e vencer a concorrência com novas ideias. Se desejar a minha parceria para fazer seu CANVAS fale comigo e vamos começar já!


Descubra uma ferramenta poderosa, simples e testada, para compreender, projetar, retrabalhar e implementar seu modelo de negócio.

O Modelo de Geração de Negócios Canvas é usado para entender os clientes, criar produtos melhores, expandir os negócios e estimular sua criatividade. (baixar modelo em PDF)

Por que eu deveria fazer um Modelo de Geração de Negócios Canvas?

Se você leu meu artigo "Marketing Inteligente, o novo Marketing" (se ainda não leu, eu recomendo) você sabe que a diferença entre um negócio vencedor e um negócio que não vai durar muito depende das estratégias e as táticas utilizadas.

Se você tem espírito empreendedor e está inconformado com a situação de sua empresa aproveite a oportunidade e faça seu novo modelo de negócio!
 
O que é um Modelo de Geração de Negócios Canvas?

Ao longo de minha carreira, muitas vezes, eu enfrentei situações onde esperavam que eu conseguisse soluções em propaganda para resolver problemas existentes no modelo de negócio da empresa. Acredite, isso é mais frequente do que se imagina e, nesse caso, o investimento em propaganda costuma não resolver, desperdiça dinheiro e agrava ainda mais a situação da empresa.

O modelo de negócios CANVAS permite uma reflexão criativa sobre a situação da empresa em geral como também de algum departamento em particular. Por exemplo, você pode fazer um CANVAS para o departamento de compras de sua empresa, ou pode fazer um CANVAS para sua pequena loja (roupas, acessórios, salão de beleza etc.) ou
pode até fazer um CANVAS para você! Para ajudar sua reflexão pessoal você pode fazer o Teste Vocacional que eu disponibilizo gratuitamente neste site.

No CANVAS podem ser considerados como clientes não apenas os consumidores externos, como também os consumidores internos da empresa (leia meu artigo sobre Pesquisa Clientes).


Os 9 componentes do Modelo de Negócios Canvas
O Canvas é uma técnica valiosa, mas antes de tudo é uma boa oportunidade para você e sua equipe refletir o processo de criação de entrega de valor para o cliente.

O CANVAS é baseado na hipótese de que é possível ter uma visão global sobre seu negócio e colocar tudo em um pequeno quadro, simples, descrevendo as principais etapas com explicações sumárias do que deve ser realizado determinando assim os elementos chaves de sucesso. Veja abaixo a explicação do que colocar em cada espaço do CANVAS:

Proposta de Valor

Segmentos de Clientes

Relacionamento com Clientes

Canais

Fontes de Receita

Atividades-chaves

Recursos Principais

Principais Parcerias

Estrutura de Custo

Proposta de Valor
Nesse espaço do CANVAS defina como você vai resolver os problemas do cliente e satisfazer suas necessidades com propostas de valor. Que valor sua proposta vai entregar ao cliente? Qual problema sua proposta ajuda resolver? Que necessidade sua ideia vai satisfazer? O produto ou serviço está adequado ao Segmento de Cliente que você quer alcançar?

Se você está fazendo um CANVAS para sua empresa atual você julga que já está oferecendo uma proposta de valor ao seu cliente? Você já se pergunou se o seu cliente percebe essa proposta de valor? Do contrário, aqui já está um desafio para você enfrentar: Como fazer seu cliente perceber a proposta de valor de seu produto ou serviço?


Segmentos de Clientes
Nenhum negócio sobrevive sem clientes. Quem são os clientes da sua empresa? Para quem você está criando uma proposta de valor? Um modelo de negócio pode ser feito para um único segmento de cliente ou vários, pequenos ou grandes. Você necessita agrupar e identificar seus clientes, hábitos e características, tudo que defina o potencial de consumo de seus clientes, incluindo características psico-sociais. Quanto mais você conhecer seu cliente maior serão suas chances de sucesso. Por outro lado, quanto mais sua proposta de valor coincidir com os desejos e necessidades dos clientes maior serão as chances de sucesso do seu Modelo de Negócio, pois assim será mais fácil você definir quais as atividade, recursos e parcerias necessárias a fim de atender e satisfazer seus clientes.


Relacionamento com Clientes
Se você sabe quem é o seu cliente você deve saber que tipo de relacionamento ele espera. Clientes podem ser atendidos na base da interação humana, durante todo o processo da compra, incluindo o pós-venda, através de contatos pessoais, por telefone, e-mail etc. Pode ser que seu nicho de cliente dependa de uma assistência pessoal dedicada ou pode ser um nicho de clientes que não dependa de nenhum contato, como em vendas "self-service" onde a empresa não mantém nenhum contato, mas precisa fornecer todos os meios necessários para que os clientes se satisfaçam. De qualquer forma você necessita definir em seu Modelo de Negócios qual o tipo de relacionamento que será mantido com seus clientes, que podem variar de contatos pessoais até automatizados, mas sempre deverão ser guiados pelas seguintes etapas:
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- Conquista do cliente
- Retenção do cliente
- Ampliação das vendas ao cliente
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Uma boa ideia para conhecer e identificar seus clientes, além de pesquisar a concorrência, é realizar pesquisas com seu público-alvo ou, se sua empresa já existe, você pode realizar uma pesquisa de cliente.


Canais
No Modelo de Negócios CANVAS o componente CANAIS descreve como você se comunica e alcança seu cliente para entregar sua Proposta de Valor. Este espaço é muito importante para você estudar e definir como seu cliente vai tomar conhecimento de sua empresa, seus produtos e serviços. Através dos CANAIS seus clientes poderão avaliar sua Proposta de Valor, adquirir seus produtos ou serviços e receber suporte após a compra. Um CANAL pode ser usado diretamente ou indiretamente por sua empresa, através de sua equipe de vendas, ou vendas pela Internet, lojas próprias, parceiros de sua empresa ou por atacado. Considere que esses diversos canais podem atuar juntos, somando forças e agregando valor ao seu Modelo de Negócio. Por exemplo, se a empresa que faz propanda de um produto e vende pela Internet, suas lojas físicas podem servir aos clientes que desejarem conhecer ou experimentar aquele mesmo produto. No planejamento do CANAL considere as seguintes fases:
Conhecimento da empresa, produto ou serviço; seu cliente toma contato com sua empresa, produto ou serviço; Avaliação da sua proposta de valor; Compra; Entrega e Pós-venda.

Fontes de Receita
No Modelo de Negócios CANVAS o componente Fontes de Receitas representa o dinheiro que sua empresa ou você recebe de cada grupo ou segmento de Clientes. Quanto seu Cliente está disposto a pagar? Quanto eles costumam pagar atualmente (quanto pagam na concorrência)? Como eles preferem pagar? O Modelo de Negócio pode envolver diferentes tipo de receitas como pagamento único pelo produto ou pagamento constante proveniente de serviços de suporte, pós-venda, assinaturas etc. O serviço de telefonia, por exemplo cobra mensalmente um valor que varia em função da quantidade de uso; aluguéis de imóveis, carros etc. costumam cobrar um valor fixo mensal.


Atividades-Chave
Que Atividades-Chave sua proposta de valor necessita? Depende do Relacionamento com o Cliente? Depende do canal de distribuição? Depende da fonte de receita? Por exemplo, a AtividadeChave de nossa consultoria inclui a resolução de problemas dos nossos clientes. A Atividade-Chave da Microsoft inclui o desenvolvimento de softwares. Neste espaço do CANVAS o componente Atvidades-Chave descreve as ações que sua empresa deve realizar para fazer o Modelo de Negócios funcionar, aquelas ações que junto com os Recursos Principais serão fundamentais para garantir e oferecer a Proposta de Valor.


Recursos Principais
Cada Modelo de Negócio depende de um Recursos Principais, que garantem o funcionamento da empresa para que elea ofereça a Proposta de Valor. Que Recursos Principais seu Modele necessita? .Atividades-Chave sua proposta de valor necessita? Depende do Relacionamento com o Cliente? Os Recursos Principais podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos. Podem ser Recursos próprios, alugados ou fornecidos por Parceiros-Chave. Recursos físicos podem ser fábricas, veículos, equipamentos, pontos de venda ou redes de distribuição. Recursos intelectuais podem ser marcas, conhecimento (Knw-how) específico, patentes, banco de dados ou softwares próprios. Recursos humanos podem ser pessoas com conhecimento específico, por exemplo, cientistas ou uma equipe de venda especializada. Recursos financeiros podem servir, por exemplo, para financiar clientes garantindo um diferencial para que eles comprem na empresa e não na concorrência.


Parcerias Principais
O Modelo de Negócio possui um espaço para você descrever a rede de fornecedores e parceiros que permitem que sua empresa funcione e ofereça a Proposta de Valor. A criação de boas parcerias permite que sua empresa economize, diminua riscos, adquira recursos, conhecimentos e outros valores. As Parcerias Principais podem ser feitas através de Alianças Estratégicas entre não competidores, ou entre concorrentes; Joint Ventures, empresas que se associam para desenvolver novos negócios ou acordos "comprador-fornecedor" para garantir suprimentos. As Parcerias são importantes para permitir vantagens como por exemplo: Otimização e economia de escala pode envolver terceiração ou infraestrutura compartilhada; Redução de riscos e incerteza pode juntar grupos com um objetivo comum em inovação ou nichos de mercado; Aquisição de recursos e atividades particulares permite que a empresa estenda sua capacidade através de outras firmas como, por exemplo, uma financeira (fintechs) pode fazer acordos com corretores independentes para aumentar a carteira de investidores.


Estrutura de Custo
Neste espaço do Modelo de Negócio são descritos os custos envolvidos para oferecer a Proposta de Valor, manter o Relacionamento com Clientes, Canal de Relacionamento, Atividades Chaves, Recursos e Parcerias Principais. Alguns Modelos de Negócios podem escolher estratégias baseadas em economia (baixo custo), estratégias baseadas em alta qualidade ou valor agregado (alto custo) ou em estratégias visando atender os clientes com prazos inferiores aos da concorrência (custos variáveis).



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