Mudando a cara da loja - Uma lição do caso Mesbla: para sobreviver você precisa ter coragem de ser diferente e mudar... sempre!>
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Como divulgar sua marca
Quanto mais seus clientes potenciais ficarem sabendo de você, maior será a probabilidade de uma venda.
Você precisa aprender como aumentar o conhecimento da sua marca

Como Divulgar Sua Empresa
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- Os consumidores preferem comprar produtos de marcas ou lojas com as quais estão familiarizados - portanto - você deve desenvolver o reconhecimento da sua loja ou sua marca para VENDER MAIS!
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Não está recebendo nenhum tráfego no seu site ou na sua loja física?

Os proprietários de empresas de sucesso sabem que o primeiro passo é “ser encontrado”, pois quanto mais seus clientes potenciais ficarem sabendo que você existe, maior será a probabilidade de uma venda.

Na verdade, os consumidores preferem comprar de marcas, vendedores ou lojas conhecidos, por isso você precisa se esforçar para aumentar o conhecimento da marca de sua loja, seus produtos ou serviços.

Antes que alguém compre um produto, normalmente tem que vencer barreiras de conscientização:

Por exemplo:

- O que é o reconhecimento da marca?

- Como divulgar sua marca?

- Como aumentar o conhecimento da marca?
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O que é reconhecimento de marca?

O conceito de conscientização da sua marca é verificar até que ponto os consumidores estão familiarizados com seus produtos ou serviços.

Em última análise, o seu objetivo é fazer com que sua marca seja lembrada em primeiro lugar na mente do seu cliente-alvo (persona) quando ele procurar por soluções que você pode resolver. Imagine um médico de confiança que você lembra dele sempre que está doente. Uma das formas de você saber se sua marca é conhecida é através de uma pesquisa de mercado.

É importante aumentar a conscientização de sua marca por que posiciona sua pequena empresa como uma solução viável quando seus clientes-alvo estão na etapa de pensar em resolver um problema. Isso é o que chamamos de marcas valiosas e você mesmo deve lembrar de muitas marcas que você lembra na hora de escolher as marcas de seus alimentos ou bebidas preferidas, o nome da loja preferida para comprar roupas etc.

Esse é o pontapé inicial que define se o seu relacionamento com seu cliente está funcionando conforme a estratégia que você elaborou em seu Funil de Vendas (se desejar, releia o que escrevi sobre Funil de Vendas aqui).

Em última análise, a conscientização é a primeira etapa na conquista do seu cliente, portanto, é aqui que você alcançará um grande segmento de seu público-alvo.

Agora, veja algumas dicas para sua estratégia de reconhecimento de sua marca ...

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Divulgando sua marca

Se você estiver construindo o reconhecimento da marca pela primeira vez, você desejará se concentrar no plano mínimo viável para criar reconhecimento mais rápido com um mínimo de esforço.

Qual canal de marketing você deve escolher?
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A decisão se resume ao dinheiro que você pode investir. Sim, nesse caso olhe como investimento e não como despesa, pois feito de maneira inteligente seu investimento em comunicação vai resultar em mais vendas.

Se você está apenas começando e tem dinheiro para investir no crescimento de sua empresa, eu sugiro fazer anúncios pagos.

A publicidade paga usa plataformas com públicos-alvo (personas) existentes e localizáveis. Eles trazem tráfego rapidamente e podem escalar cada vez mais rápido, porque você tem controle total sobre a segmentação e o orçamento.

Veja alguns exemplos de anúncios pagos:

- Marketing de busca (SEM)*, como Google Ads e Microsoft Ads

(*) Obs. SEM é estratégia de Marketing Digital que usa da visibilidade dos buscadores (como o Google, Bing, Yahoo!) para divulgar um site, negócio ou outro. Também é conhecido como Search Engine Marketing ou Marketing de Busca.)

- Redes sociais pagas, como Anúncios do Facebook,

- Anúncios do Instagram e Anúncios do LinkedIn

- Anúncios tradicionais, como anúncios em TV, rádio, jornais impressos, mala direta e outros anúncios publicados ao em mídia exterior (anúncios ao ar livre, anúncios fora de casa do tipo "Out Of Home" (OOH)

Se você está apenas começando e não tem dinheiro para investir:

Sugiro que você invista na criação e divulgação de conteúdo relacionado com sua marca, loja, produtos ou serviços. Você pode conseguir isso criando um conteúdo dentro de seu site, publicando artigos em outros sites relacionados, através de parcerias ou participando de entrevistas em programas de TV, rádio, jornais ou eventos (palestras etc.).

Essa abordagem leva mais tempo e não é rápida, mas com o tempo pode gerar tráfego em seu site ou em sua loja física. Se o seu conteúdo for valioso e otimizado para SEO – sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas.

Trata-se de um conjunto de técnicas que têm como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos motores de pesquisa. Você poderá vê-lo com uma classificação elevada nos resultados de pesquisa do Google.

Os editores também podem usar sua presença na mídia social para compartilhar seu conteúdo, adicionando outras camadas de tráfego ao seu conteúdo e, consequentemente, expandindo o que você indiretamente promove de sua marca.

Você pode tentar o seguinte:

- Fazer postagens periódicas como convidado de blogs importantes, influenciadores etc.

- Entrevistas de podcast com convidados

- Participar de Feiras e Eventos de palestras da indústria dentro de seu ramo de atuação. Compartilhar sua experiência com grandes grupos de pessoas.
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Como aumentar o conhecimento de sua marca

Se você acredita que sua marca (produtos ou serviços) é suficientemente reconhecida e está procurando aumentar o reconhecimento de sua marca, convém analisar os canais de marketing de comunicação que você utiliza para ver se é possível aumentar os esforços ou buscar novos canais de comunicação.

Qual canal de marketing de comunicação devo escolher?

A publicidade paga, como eu disse acima, aumenta cada vez mais rapidamente e traz resultados quase instantâneos (se for feito corretamente).

Além do investimento em Otimização para Mecanismos de Buscas (SEO em Inglês) como Google Ads e Microsoft Ads
Redes sociais pagas, como Anúncios do Facebook, você pode incrementar sua estratégia de comunicação investindo em publicidade paga.

Como medir se sua estratégia de comunicação está correta?

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Impressões - o número de vezes que seu anúncio foi visto

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Cliques - o tráfego do site do anúncio para seu site

Como na publicidade tradicional, a quantidade de cliques em seus anúncios na Internet é uma boa maneira de você verificar se seu anúncio é atraente. Além disso, o engajamento como curtidas, comentários e compartilhamentos também são bons indicadores para analisar o seu anúncio pago em redes sociais.

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Conteúdo de suas postagens, varia de acordo com o seguinte:

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Tráfego de volta para seu site a partir de qualquer visitante

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Tráfego orgânico de motores de busca

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Tráfego de referência de editores vinculados ao seu site

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Termos de pesquisa relacionadas com sua marca (use ferramentas como Google Search Console ou Bing Webmaster Tools)

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Com marca - pessoas pesquisando pelo nome de sua marca

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Categoria - pessoas que pesquisam as categorias de produtos ou serviços pelas quais você apareceu.


Parcerias Estratégicas
Você pode fazer parceria com outros sites ou blogs. Os resultados poderão ser refletidas de diversas formas:

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Negócios ganhos - quantos negócios você ganhou com parceiros que você procurou

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Tráfego de volta para seu site de parceiros

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Tráfego de referência de seus sites


Conclusão:

Em última análise, o reconhecimento da marca deve ser criado para conversões ou vendas - qualquer que seja o resultado final desejado que você deseja alcançar ou qualquer que seja o método que você utilize (métricas)
o seu objetivo deve ser medido em relação ao aumento de vendas.

Ou seja, não caia na tentação de aceitar como resultado de um investimento em marketing digital se o seu fornecedor, como num passe de mágica, lhe apresentar um grande crescimento de "likes", visitantes ou compartilhamentos etc.

Importante: Lembre-se que existem robôs capazes de acelerar artificialmente o desempenho dessas "métricas" sem produzir qualquer efeito em suas vendas!

Mesmo na publicidade tradicional, dependendo da escolha do veículo de comunicação certo, seu investimento pode não se refletir em aumento das suas vendas. Não perca tempo ou dinheiro com veículos ou estratégias que não trazem resultados em vendas!

Portanto, ao medir o reconhecimento da sua marca, não esqueça que o que interessa a você é o aumento das vendas!


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