Você tem perfil de empreendedor?
Quer ter seu próprio negócio?
Veja aqui se você é um empreendedor nato.
Descubra se você está pronto ou precisa organizar melhor seus planos.

Descubra o empreendedor de sucesso que existe em você!

- Você é um empreendedor nato ou ainda precisa refletir melhor seus planos? Leia o texto  abaixo e faça o TESTE GRÁTIS

Ser empreendedor não é apenas uma decisão difícil, é realmente algo difícil!

Seus dias e noites, ou a vida inteira, serão dedicados ao desenvolvimento de algo que você reconhece antecipadamente que possui grande probabilidade de fracassar, mas um potencial empreendedor acredita que vai conseguir êxito e segue em frente.

A realidade é que 80% das novas empresas quebram nos primeiros 18 meses, segundo a Bloomberg. Eu acredito que, na maioria das vezes, as falhas surgem como resultado das pessoas não serem educadas ou preparadas para deixar uma situação estável, como a estabilidade de um bom emprego, e enfrentar o caos.

Eu não estou sugerindo que você abandone de repente um bom emprego estável para começar algo cercado de incertezas, eu estou encorajando você a refletir e tomar uma decisão sobre algo que pode mudar a sua vida. Afinal, raramente, você terá a chance de criar algo próprio do nada enquanto se afasta de uma situação ou carreira estável.

Por outro lado, pense que, mesmo que você fracasse em seu primeiro empreendimento, o aprendizado e o treinamento que você receberá dessa oportunidade fracassada aumentará drasticamente a probabilidade de sucesso em seu próximo empreendimento.

Entretanto, antes de se aventurar em um empreendimento novo imagine-se como um marinheiro na hora de tomar a decisão de libertar seu barco das amarras que o prendem ao cais para se aventurar no mar... Nesse momento, como bom marinheiro, você deve se preparar antecipadamente para enfrentar possíveis turbulências. Se você quiser soltar as amarras que seguram seu barco em um porto seguro e começar a navegar pelos imprevistos, faça todo o possível para garantir as condições que garantirão sua segurança e condições de sobrevivência.

Aqui estão algumas questões importantes para refletir sua decisão:

1. Ao criar algo novo você se sente confortável em trabalhar com uma estrutura mínima (ou nenhuma estrutura)?
Quase todos os processos envolvidos no início da carreira de um novo empreendedor parecem um caos. Você será o responsável em trabalhar para transformar essa loucura inicial e organizar processos capazes de gerar valor para quem você pretende oferecer seus produtos ou serviços.

Se você é o tipo de pessoa que não se sai bem, a menos que esteja executando um processo que outra pessoa criou, desculpe meu amigo, mas o empreendedorismo será incrivelmente difícil para você.

2. Você tem estabilidade financeira?
Geralmente, leva um longo tempo para que um novo empreendimento gere receita suficiente para se pagar e deixar lucro para você, o que pode levar anos e, se você não estiver  financeiramente preparado para essa situação, é muito provável que você desista antes do novo empreendimento alcançar um ponto de equilíbrio ou começar a dar lucro.

A estabilidade financeira pode surgir de várias formas, desde um cônjuge que mantém um emprego  estável, uma sólida conta de poupança pessoal, iniciando o trabalho diário ou mantendo custos  pessoais extremamente baixos. Seja qual for a sua situação, você deve manter a estabilidade  financeira para ter uma chance razoável de sucesso.

3. Você está entrando em um território desconhecido?
Se você está criando um novo empreendimento, uma startup ou mesmo se associando a outros em um empreendimento que é um assunto desconhecido para você, pense duas vezes antes de tomar sua decisão. Inovação ou uma startup são ótimas ideias para aqueles que estão usando tecnologia a fim de expandir serviços ou produtos existentes no mercado, mas pode ser algo perigoso para os inexperientes que acreditam que podem pular no espaço sem para-quedas. Na falta de maior experiência, a probabilidade de sucesso é muito improvável.

Em vez de ser alguém que sonha com a sorte em alguma opção do tipo "Vou apenas criar um aplicativo ou algum negócio para ficar rico", inicie algo em um espaço conhecido (ecossistema empreendedor) onde você já possui experiência para expandir o que sua experiência já demonstrou que existe demanda ou chance de sucesso. Se o salto inicial der certo, continue procurando novas formas de expandir mais ainda o salto inicial. A não ser que você tenha muito dinheiro e esteja louco para arriscar um salto no escuro, em um território completamente estranho para você, não é aconselhável você tentar algo sem experiência.

4. Você muda de emprego a cada dois anos?
Eu não estou julgando você aqui, mas vou fazer uma afirmação que provavelmente pode chocar você: Muitas pessoas que pulam de emprego em emprego geralmente têm dificuldade em se dedicar ao enfrentamento de momentos difíceis. Lembre-se que o empreendedorismo requer resiliência e uma quantidade inacreditável de foco e dedicação ao longo dos anos, e é extremamente importante que você reflita se é capaz de se dedicar a uma dificuldade que será recorrente por pelo menos cinco anos. Realizar algo novo é uma batalha árdua, aparentemente interminável, que necessita de coragem e paciência. Faça tudo para se preparar - e sua família - para tempos difíceis antes de pular do barco...

IMPORTANTE: Insistir para o sucesso do empreendimento não deve ser confundido com seguir uma rota que se mostra equivocada. Um bom marinheiro sabe a hora que deve mudar o rumo da embarcação para aproveitar as condições do tempo (vento, correntes marinhas etc.) ou evitar tempestades perigosas e outras ameaças. Da mesma forma, um bom empreendedor deve ter a sensibilidade estratégica de saber até onde deve permanecer na mesma direção ou mudar o rumo... Essa flexibilidade caracteriza o ambiente das startups. Empresas conectadas ao empreendedorismo entendem que a permanente transformação é decisiva para a sobrevivência.

Por experiência profissional sempre fico preocupado em ver empreendedores que parecem estressados a maior parte do tempo e mais irritados do que energizados pela abundância de desafios que são normais na fase de construção de uma startup. A única certeza que você pode ter inicialmente é que o estilo de vida um empreendedor é difícil e, para alcançar o sucesso, você precisa aceitar essa realidade.

Se você quer o apoio de outros colaboradores, empresas ou investidores para iniciar seu empreendimento não esqueça que a primeira impressão que você deixa será fundamental até para você mesmo. Tenho certeza de que não sou a única pessoa que consegue identificar rapidamente aqueles que possuem um perfil de empreendedor.

Clique AQUI e veja se você tem o perfil empreendedor.



Faça outros testes AQUI ou

Leia outros artigos de Carlos Martins



© 1997-2021
www.carlosmartins.com.br  
Compartilhe / Ajude a divulgar o site