Como começar do zero.
Não saia de casa sem um plano.
Aproveite a oportunidade e reflita seu Marketing.

Como começar do zero em Marketing.

Muitos abrem uma empresa e só começam a se preocupar com Marketing quando surgem as primeiras dificuldades. Como essa questão aparece frequentemente em minhas consultas resolvi escrever algumas dicas que podem ajudar quem está começando ou quer se reorganizar:

1 - Não saia da cama sem um plano
Não gaste dinheiro sem saber aonde pretende chegar com sua empresa. Mesmo que você já tenha um plano de ação é necessário conferir frequentemente. Se o rumo que sua empresa está seguindo está diferente do planejado é necessário uma reavaliação urgente para saber se é necessário mudar a sua empresa ou seu plano de ação.

2 - Analise a situação, confira o que você (não) está fazendo.
Se você já abriu sua empresa, mas os resultados não aparecem, então está na hora de rever seu plano de ação. O que não está funcionando?... Por exemplo, o seu público-alvo sabe da existência de sua empresa? Por outro lado, o público-alvo conhece sua empresa, mas tem dificuldade de entrar em contato... Se o cliente entra em contato, mas desiste de fazer negócio, o que está acontecendo? Coloque-se no lugar de seu cliente e analise cada passo, desde a propaganda até o atendimento de sua empresa.

3 - O site ou as instalações de sua empresa estão adequadas?
Um dos erros comuns em Marketing costuma ser falta de ambiente adequado aos objetivos da empresa. A falha na apresentação de produtos ou serviços, tanto na propaganda como na própria empresa, assim como falhas no atendimento são erros primários em Marketing. Um site, assim como as instalações físicas de sua empresa, é o ambiente onde você pretende que seu cliente tenha uma boa experiência na hora de conhecer o que sua empresa oferece. Por exemplo, o site de sua empresa é fácil de usar, tem conteúdo? O que sua empresa oferece está bem explicado, da forma correta, com credibilidade? Ou seja, verifique se o seu esforço para atrair clientes, como propaganda, Facebook etc., não está sendo desperdiçado na hora que seu cliente chega no site ou na sua empresa.

4 - Os produtos ou serviços oferecidos interessam aos clientes?
Sua empresa tem um site bonito, mas os produtos e serviços oferecidos não estão adequados ao seu público-alvo. Não se esqueça que seu cliente visita o site de sua empresa assim como visita o site de seus concorrentes. Olhe para seu site e pergunte por que seu cliente vai comprar de sua empresa e não de seu concorrente. Quais são seus diferenciais? Você divulga isso de forma convincente?

5 - Aproveite a oportunidade
Muitos concorrentes oferecem os mesmos produtos ou serviços. Entretanto, dependendo de seus argumentos, do conteúdo de seu site ou dos pontos fortes que você destaca, você pode passar mais qualidade, mais credibilidade e convencer o cliente indeciso. Ou seja, a história do Marketing está cheia de grandes empresas que fracassaram por que deixaram de prestar atenção na comunicação ou no atendimento. Faça uma boa revisão no seu site, na sua propaganda ou no atendimento de sua empresa.


Para conversar sobre o plano de ação ou marketing de sua empresa, entre em contato com o consultor Carlos Martins.


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