Plano de Marketing


Marketing Direto

Um dos efeitos da globalização foi a segmentação do mercado e dos meios de comunicação.

Se há alguns anos era fácil divulgar o lançamento de um novo produto utilizando apenas dois ou três meios de comunicação agora existem dezenas da canais de TV, revistas, internet, redes sociais etc.

Desse modo, para garantir a presença adequada em todos os meios de comunicação é necessário uma alta verba de propaganda. E nem sempre isso é possível, ou seu produto não terá um retorno de vendas que justifique.

Utilizando um banco de dados com cadastro do seu público-alvo (tanto um comprado quanto um dos próprios clientes) você pode selecionar determinados subgrupos de maneira bem fácil e enviar muitas mensagens sobre o seu produto ou serviço. Ao concentrar o seu foco nos esforços de marketing, você também melhora suas taxas de resposta simplesmente porque pode se aproximar do perfil exato dos seus melhores clientes.

Você também precisa pensar sobre os propósitos de seus esforços de marketing direto. Veja alguns exemplos de usos de marketing direto:

    • Geração de questionários e pesquisas de opinião
    • Lançamento de novos produtos (serviços, lojas etc.)
    • Criação de tráfego (para a sua loja, site, stand de feira, etc.)
    • Conscientização (para introdução de novos produtos, etc.)
    • Venda de produtos (pedido por correspondência)


Certifique-se de determinar o propósito de sua mala direta antes de selecionar uma ferramenta específica porque algumas ferramentas são claramente melhores para certas finalidades. Por exemplo:

    • Envio de kits que incluem uma carta, catálogo de seu produto e cartão de resposta.
    • Cartões postais (usados como lembretes baratos)
    • Envio de brindes junto a convites para promoções do seu produto
    • Campanhas permitidas via e-mail (envie e-mails apenas para quem solicitar, caso contrário você estará enviando um spam, que é responsável pelo lixo da internet e pode denegrir a imagem do seu produto)
    • Campanhas por Telemarketing também devem ser planejadas cuidadosamente para não prejudicar ou irritar seu público-alvo


Veja algumas dicas para melhorar seus esforços de marketing direto:

    • Teste sua estratégia de marketing direto (banco de dados, adequação da mensagem etc.) enviando apenas algumas correspondências. Se possível, segmente ao máximo os destinatários. Verifique a aprovação.

    • Inclua um cartão de resposta

    • Dê um prazo de ação para que o destinatário seja encorajado a responder rapidamente, em vez de esperar e pensar sobre o assunto.

    • Inclua um incentivo para a ação: desconto em novas compras, brindes para quem entregar a resposta etc.

Ação integrada
Planeje suas estratégias de marketing direto como complemento do seu mix de marketing. Por exemplo: seu produto será lançado em um show, que será divulgado no seu plano de Relações Públicas (press releases, prévia etc.), que será anunciado por um anúncio (jornal, rádio, TV etc.) e complementado por uma mala direta que, além do convite para o show, solicita alguma ação, como uma permissão para um representante de vendas ligar ou até mesmo a opção de compra do produto.