Plano de Marketing


Relações Públicas / Redes Sociais

No composto das estratégias de marketing, as relações públicas podem ser uma ferramenta poderosa no lançamento de um novo produto.

Além de integrar e apoiar outras ações de marketing, o plano de Relações Públicas deve ser orientado para servir de canal entre sua empresa e a imprensa: relacionamento institucional, divulgação de fatos relevantes, comunicação integrada etc.

Fazer seu produto ou empresa aparecer na mídia de forma espontânea, não acontece simplesmente sem maiores esforços. É necessário um conjunto de ações que precisam ser planejadas e executadas organizadamente. Por exemplo, é importante divulgar seu produto junto à imprensa através :

    • redes sociais
    • notícias sobre seu produto (press releases)
    • artigos e entrevistas relacionadas com seu produto
    • entrevistas exclusivas para um jornalista especializado
    • pesquisas de opinião
    • fotos de seu produto, fábrica etc.
    • palestras ou aparições em seminários, convenções, etc.
    • programas de entrevistas ou outros programas locais, regionais ou nacionais
    • bate-papos e fóruns na internet
integração com a comunidade
    • atividades lobistas (lobby)
    • atividades de responsabilidade social

Há dois elementos para um plano Relações Públicas:
    • o que você quer comunicar
    • um gancho para justificar a notícia e o interesse

Assim como é importante buscar apoio de uma agência de propaganda ou um consultor para elaborar seu plano de propaganda (mídia etc.) também seu plano de relações pública dependerá de assessoria profissional.

Veja algumas idéias estratégicas para comunicados à imprensa:

    • Antes do lançamento de seu produto, envie convites para os jornalistas dos veículos que atingem seu público-alvo e realize uma reunião de prévia do lançamento

    • Lembre-se que assim que você divulga seu produto para um jornalista (press release) será necessário ter alguém disponível para continuar esse relacionamento, responder perguntas da imprensa etc. Contrate um assessor de imprensa.

    • O foco dos comunicados sobre seu produto deverá ser o mesmo dos seus anúncios, promoções etc.

    • Mantenha a imprensa estimulada criando constantemente novos comunicados sobre seu produto.

Ofereça co-patrocínio aos veículos para os eventos previstos no seu plano.