Plano de Marketing


Propaganda

Você não precisará criar anúncios ou mensagens publicitárias no seu Plano de Marketing. Entretanto, o seu Plano deverá servir de briefing para agências de propaganda, promoções, eventos e profissionais de comunicação.

Nesta seção do seu Plano a tarefa é traduzir os objetivos que servirão de base para a mensagem publicitária e ações que você quer provocar em seu público.

Descreva o seu objetivo de comunicação de forma clara e objetiva. Para isso você deverá se basear no posicionamento que você quer dar ao seu produto, assim como nas informações que você juntou sobre seu produto, seu público, mercado, concorrência etc.

Baseado nessas informações será possível definir qual a estratégia criativa de sua propaganda. Inclua o seguinte:

Promessa publicitária
A promessa que será feita para seu público no anúncio

Razão da promessa
Argumentos que apóiam a sua promessa

Usos do produto
Imagens do produto que são apropriadas tanto para demonstrar o produto como convencer o seu público.

Comprovação
Declarações, provas e fatos referentes à pesquisa de mercado que apoiarão suas estratégias criativas

O esforço criativo da criação da propaganda será desenvolvido depois desta etapa do seu Plano.

Plano de Mídia
Você também precisa identificar que tipos de mídia você usará para transmitir sua mensagem. Isto é conhecido como Plano de Mídia onde serão incluídos todos os meios e veículos de comunicação: internet, mídia impressa, mídia exterior, mídia eletrônica (TV, rádio etc.), patrocínios, embalagens dos produtos, trailers de cinema, folhetos, displays de lojas etc.

Se você ainda está na fase de criação do Plano de Marketing você certamente não precisará de um plano de mídia detalhado. Entretanto, baseado nos seus objetivos, será possível estimar sua estratégia de mídia a fim de quantificar custos, prazos etc.

Quando redigir esta seção de publicidade de seu plano de marketing, mantenha suas estratégias claras e focadas no que você está tentando alcançar. Una as estratégias de mídia para formar uma cadeia coesa de comunicação com o seu público-alvo.