Plano de Marketing


Promoções e Eventos

Normalmente as ações de Propaganda ou Relações Públicas baseadas apenas na comunicação do lançamento de um novo produto podem não causar maior impacto nas vendas, a não ser que as vantagens sejam notáveis e o produto atenda alguma grande demanda reprimida.

Para estimular o lançamento de novos produtos seu plano de marketing precisa estimular a compra ou, no mínimo, a experimentação do novo produto. Como?

    • Promoções tipo venda-casada (dois-em-um)
    • Desconto no preço de lançamento
    • Brindes na compra
    • Sorteios entre os compradores
    • Convites para eventos (jogo de futebol, show etc.)


Lembre-se que pior do que uma propaganda enganadora é promoção que frustra o consumidor: prêmios que não existem, regulamentos confusos etc. Além disso, não esqueça que promoções vinculadas à compra precisam ser autorizadas e fiscalizadas por órgão público.

O mais importante: assim como os anúncios de lançamento do produto, as promoções precisam ser adequadas e pertinentes aos objetivos do Plano de Marketing que, como já repetido diversas vezes, precisa ser voltado aos interesses e desejos do público-alvo.

Se for possível, inclua suas idéias de promoções na sua Pesquisa de Mercado. Por exemplo, faça perguntas do tipo: - O que faria o senhor(a) se motivar a experimentar o "novo-produto"? Que tipo de promoção aumentaria seu conceito pelo "novo-produto"? etc.