Cria Ação em Marketing - Consultor Carlos Martins >
  • Cria Ação em Marketing
.
Leia antes de conversar com um consultor.
Pensando em contratar um consultor de marketing para ajudar sua empresa?
Ou apenas quer saber o que um consultor pode fazer por você?

.

Depois de anos liderando equipes em dezenas de respeitáveis empresas e conquistando os mais diversos prêmios, eu gostaria de lhe dizer a verdade sobre a contratação de um consultor para pequenas empresas...

Na situação atual do Brasil, os proprietários de pequenas empresas devem ser orientados para os resultados em vendas, pois é isso que vai garantir a sobrevivência e o crescimento de sua empresa.

Portanto, saiba que as informações deste site foram elaboradas pensando colaborar com seus objetivos de negócios e maximizar sua estratégia de marketing. Se houver dúvidas, entre em contato comigo e terei satisfação em esclarecer.

O que é um consultor de marketing para pequenas empresas?

Por muito tempo, um consultor de marketing experiente era acessível apenas para as grandes empresas que costumam investir muito em Marketing, por que elas sabem a importância dessa parceria na hora de atingir objetivos.

Por outro lado, infelizmente, alguns pequenos empresários geralmente estão despreparados para trabalhar juntos com um consultor.

Muitos não procuram um consultor de marketing experiente por que se julgam capazes de resolver sozinhos seus problemas ou acham que podem resolver problemas de propaganda e marketing com ajuda do contador ou outras pessoas inexperientes.

Eles acreditam que estão economizando, mas a maioria se esquece que não está preparada para pensar em estratégias, mídias sociais, design do site ou em seus anúncios. Outros empresários estão ocupados com questões que eles julgam mais importantes do que o Marketing para seus objetivos de venda.

Um consultor experiente de marketing é alguém que, além de um especialista, pode economizar seu tempo, colaborar com você e seus funcionários (ou junto de sua agência de propaganda) em busca de ações que funcionem melhor para sua pequena empresa.

Quanto custa um consultor de marketing?
O preço de uma consulta depende de algumas coisas que precisamos conversar sobre seus objetivos etc...

Eu sei que não era isso que você queria ouvir, mas eu gosto de ser claro desde o início de nosso relacionamento. Observe que eu coloco meu nome em meu site por que eu não gosto de sites que se escondem atrás de nomes disfarçados ou fazem promessas que depois não conseguem cumprir. Se você deseja um colaborador que fale a verdade para você, conte comigo, nossa parceria deve ser boa para nós dois, uma relação "ganha/ganha".

Para chegar a ser um bom consultor, são necessários anos de trabalho duro, enfrentando desafios em diversas modelos de negócios ou empresas. É um aprendizado que exige anos de estudo, treinamento e experiência, que normalmente não são fáceis. Você pode imaginar que alguém sem experiência pode custar menos, mas também pode imaginar que essa falta de experiência pode lhe causar prejuízos.

Se você quiser saber qual é o salário médio de um experiente Diretor de Marketing, basta fazer uma pesquisa no Google. Eu digo isto por que você pode contratar um experiente consultor de marketing pagando apenas uma fração do salário por que ele não será seu empregado com um salário fixo, não vai ocupar uma sala em sua empresa etc.

Mas que tal contratar uma agência?
Frequentemente, um consultor é contratado para identificar lacunas e oportunidades para resolver um problema específico na sua empresa. Uma agencia costuma realizar a execução de estratégias (briefing) definidas por você (o cliente da agencia).

A agencia exige o seu briefing por que, em última instância, ela vai lhe cobrar pela criação de peças baseadas nesse briefing. Ocorre que talvez você não tenha tempo ou experiência para preparar um bom briefing para a agencia sem ajuda de um consultor de Marketing.
.
Por outro lado, normalmente agencias são remuneradas pela execução ou veiculação de anúncios. Ou seja, não costumam cobrar por planos de marketing ou pensamentos estratégico e, portanto, não são motivadas para pensar em seus planos estratégicos de Marketing.

Mas, você pode optar por trabalhar com um ou ambos...

Quando NÃO contratar um consultor de marketing?

Eu não indico a contratação de um consultor de Marketing para quem acredita que está contratando um mágico que vai tirar um coelho da cartola.

Marketing não é mágica. Depende de tempo, trabalho e experiência.

Henry Ford disse uma vez: “Um homem que pára de anunciar para economizar dinheiro é como um homem que pára o relógio para economizar tempo”.

Se você não estiver motivado para conversar com um consultor ou tiver uma visão negativa sobre Propaganda e Marketing, será difícil fazer essa parceria dar certo.

Vamos encarar a verdade: Se tudo funcionasse 100% o tempo todo, você não precisaria de um consultor e  estaria em alguma praia curtindo uma vida. Bons resultados dependem de trabalho duro.

Quando contratar um consultor de marketing para pequenas empresas?

1. Um consultor pode aproveitar sua experiência e preencher lacunas que talvez você não esteja enxergando.

Ter um especialista por perto para se apoiar antes de tomar decisões pode ser o que falta para economizar seu tempo e permitir que você pense melhor em outras coisas.

Chega um ponto no ciclo de vida das empresas em que as coisas podem ficar caóticas por que a situação do país não está boa, por que os negócios não estão bem ou por que a concorrência está forte, causando problemas que você só verá algum tempo depois, quando tudo ficará mais difícil.

Um consultor pode ajudar você em seu planejamento de marketing.
.
2. Você valoriza a opinião ou o ponto de vista de algum funcionário ou fornecedor, mas talvez o vínculo interno atrapalhe. Um bom consultor externo pode trabalhar com a independencia necessária para lhe apresentar sugestões isentas.

Uma segunda opinião de um consultor de Marketing pode lhe ajudar com uma visão de alguém independente, muitas vezes diferente de um funcionário interno da sua empresa.

3. Novas ideias levam à mudança e muitas vezes a inovação não é algo agradável, mas um requisito necessário aos negócios.

4. Convenhamos, fazer sua empresa competir com base no preço mais baixo, parece fácil, mas além de reduzir os lucros também atrai os piores clientes.

Um bom consultor pode ajudar você a criar estratégias para agregar valor à sua empresa (produtos ou serviços) e, dessa forma, ajudar você a se diferenciar da concorrência a fim de ganhar mais clientes e aumentar as vendas.

Como contratar um consultor de marketing para pequenas empresas

Portanto, gostaria de oferecer a você uma consulta gratuita para que possamos ver quais lacunas e oportunidades sua empresa tem necessidade ou oportunidade.

Se formos bem sucedidos, podemos discutir o trabalho em conjunto, caso contrário, você encontrará neste site informações valiosas para implementar mudanças por conta própria.

Leia aqui mais sobre Carlos Martins

Há mais de trinta anos eu trabalho em Propaganda e Marketing colaborando com dezenas de empresas nacionais e multinacionais.

O sucesso dos meus Clientes nos mais diversos segmentos de atuação é o foco do meu trabalho. Quando não estou criando anúncios ou elaborando estratégias de marketing, estou pesquisando e lendo bons livros, estudando casos de sucesso e aprendendo mais.

Pesquisa aponta que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas. Você está preparado? Mais.
Você deposita confiança cega em GPS, pesquisas, métricas e outras plataformas de divulgação de dados? Mais.
O que atrai seus clientes está relacionado com os desejos, necessidades e as experiências deles. Leia mais aqui.
123 Venda Mais!
Cria Ação em Marketing
Leia antes de conversar
com um Consultor
Quer saber o que um consultor de marketing pode fazer por você?
Pensando em contratar um consultor de marketing para ajudar sua pequena empresa?
Aproveite meu e-Book para criar seu Plano de Marketing ou Negócios. Disponível, grátis, para você consultar no site sempre que desejar. Mais.
Observatório de casos de Propaganda e Marketing que viraram notícia. Comentários sobre o que aconteceu pode ajudar o seu sucesso. Mais.
Conheça nosso famoso teste, GRÁTIS! Descubra as profissões que mais combinam com você e onde você tem mais chance de vencer. Mais.
O isolamento social provocado pela Pandemia revelou novas demandas e está forçando empresas a adiantarem mudanças em áreas que estão surgindo e crescendo. Estamos em um momento decisivo para o futuro de novos negócios e revolução nas empresas através da busca de insights e estratégias com espírito empreendedor. O mundo mudou, o consumidor mudou, a velocidade da informação mudou, as necessidades das marcas mudaram e é hora de rever a melhor abordagem criativa para atender essas mudanças. Eu acredito que as novas empresas e aquelas que querem se reinventar agora podem se beneficiar com práticas enxutas e ágeis que estão revolucionando o mundo. Conte com minha parceria na formulação de seus planos. A hora é agora, bem vindo ao site Cria Ação em Marketing.
DESDE 1997, anualmente milhares de pessoas visitam este site e muitos se tornam clientes e amigos incentivando uma visão de transparência da informação e motivando a disponibilização contínua de uma seleção criteriosa de serviços, links na internet, notícias e tudo mais que contribua com o aperfeiçoamento humano, o desenvolvimento profissional e empreendedorismo. Quanto mais você souber mais desafios poderá vencer e mais oportunidades poderá ter. Volte sempre e indique o site.

© 1997-2021
www.carlosmartins.com.br  
Compartilhe / Ajude a divulgar o site