Plano de Marketing
Introdução
O conceito de marketing
Resumo do planejamento de marketing
Organização empresarial
Departamento de Mkt
Atividades das funções de marketing
Pesquisa e análise
A análise do negócio
A análise do mercado
Fatores Externos: Ameaças e Oportunidades
O que há de novo?
Pontos Fortes e Pontos Fracos
O modelo do plano de marketing
Sumário Executivo
Visão geral de mercado
Segmentação de mercado
Público-alvo
Dados Psicográficos
Segmentação do Público-Alvo
Visão geral da concorrência
Visão geral do produto
Fatores Críticos de Sucesso
Objetivos e Metas
Objetivos de marketing
Estratégias
Posicionamento
Estratégia de promoção
Propaganda
Relações Públicas
Marketing Direto
Promoções e Eventos
Catálogos, Folhetos, Sites, Brindes etc.
Força de vendas
Plano de Mídia
Plano de ação e implementação
Retorno sobre o Investimento
Referências bibliográficas
x

Fatores Externos: Ameaças e Oportunidades

Faça uma lista de todos os fatores externos que possam beneficiar ou prejudicar o sucesso de seus esforços de marketing. Todos esses fatores estão interligados, afetando seus pontos fortes e fracos e as oportunidades e riscos que você identificou para seu produto na sua Pesquisa de Mercado.

Antes de analisar os Pontos Fortes e os Pontos Fracos de seu produto é importante que você identifique os fatores externos existentes que poderão tornar-se ameaças ou oportunidades para o fracasso ou sucesso do seu produto.

Fatores políticos referem-se a questões regulamentares que afetam a linha de seu produto, aspectos legais ou apenas o atual ambiente político.

Fatores econômicos referem-se às forças financeiras no seu mercado-alvo: recessão? Juros altos ou baixos? O crédito ao consumidor será facilitado ou dificultado? A confiança no mercado é positiva? Existe perspectiva de aumento da inadimplência?

Fatores sociais referem-se a mudanças nas tendências sociais, modismos ou grupos demográficos que afetam o seu mercado-alvo e suas opiniões atuais. Isto pode incluir mudanças nos hábitos de compra, por exemplo, como o aumento das compras via internet ou em super shopping centers. Também pode ser o envelhecimento das pessoas no seu mercado-alvo ou o crescimento populacional no grupo acima dos 50 anos.

Fatores tecnológicos incluem todas as mudanças tecnológicas que afetam seu produto, seu mercado ou seus esforços de coleta de informações sobre esse mercado. Isto inclui a internet, comunicações sem fio, aparelhos eletrônicos portáteis e tudo ligado à tecnologia que afeta o seu produto ou serviço.

 

Anterior

 

Mais

www.carlosmartins.com.br   |  fale conosco