Plano de Marketing


Pontos Fortes e Pontos Fracos


Os pontos fortes podem ser definidos como qualquer recurso disponível da empresa que possa ser usado para melhorar sua participação no mercado ou desempenho financeiro. Os pontos fracos são quaisquer recursos da empresa que podem causar uma perda de vantagem competitiva, posição ou estado financeiro.

Eu costumo usar a tabela abaixo, onde faço uma lista de todos os Pontos Fortes e Pontos Fracos que a Pesquisa de Mercado apontou para um determinado produto. Tanto para o produto da minha empresa como para os concorrentes pesquisados. Utilizo uma tabela idêntica para avaliar o impacto das ameaças e oportunidades (fatores externos) tanto na minha empresa como nos principais concorrentes.

Pontos Fortes e Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades

Obs. Ao lado da coluna dos Pontos Fortes e Fracos eu coloco um peso relativo à importância daquele item em função das prioridade do Público-Alvo (Fator de Ponderação). Ou seja, quanto mais importância o consumidor dá ao assunto na Pesquisa de Mercado maior a nota (o máximo é 5). Na coluna "Nota" coloca-se a nota obtida na pesquisa e no campo "pondera" multiplica-se a nota recebida pelo fator de ponderação.

Lembre-se que um Ponto Forte pode se transformar numa Ameaça. Por exemplo, imagine que a distribuição (entrega) de um produto na sua empresa recebeu uma nota muito baixa dos consumidores enquanto a sua propaganda recebeu uma nota alta. Ora, isso pode representar que a propaganda está promovendo um produto que os consumidores não estão encontrando para comprar. Portanto, nesse caso, quanto mais propaganda mais consumidores insatisfeitos com sua empresa.