Plano de Marketing


Fatores Externos: Ameaças e Oportunidades

Faça uma lista de todos os fatores externos que possam beneficiar ou prejudicar o sucesso de seus esforços de marketing. Todos esses fatores estão interligados, afetando seus pontos fortes e fracos e as oportunidades e riscos que você identificou para seu produto na sua Pesquisa de Mercado.

Antes de analisar os Pontos Fortes e os Pontos Fracos de seu produto é importante que você identifique os fatores externos existentes que poderão tornar-se ameaças ou oportunidades para o fracasso ou sucesso do seu produto.

Fatores políticos referem-se a questões regulamentares que afetam a linha de seu produto, aspectos legais ou apenas o atual ambiente político.

Fatores econômicos referem-se às forças financeiras no seu mercado-alvo: recessão? Juros altos ou baixos? O crédito ao consumidor será facilitado ou dificultado? A confiança no mercado é positiva? Existe perspectiva de aumento da inadimplência?

Fatores sociais referem-se a mudanças nas tendências sociais, modismos ou grupos demográficos que afetam o seu mercado-alvo e suas opiniões atuais. Isto pode incluir mudanças nos hábitos de compra, por exemplo, como o aumento das compras via internet ou em super shopping centers. Também pode ser o envelhecimento das pessoas no seu mercado-alvo ou o crescimento populacional no grupo acima dos 50 anos.

Fatores tecnológicos incluem todas as mudanças tecnológicas que afetam seu produto, seu mercado ou seus esforços de coleta de informações sobre esse mercado. Isto inclui a internet, comunicações sem fio, aparelhos eletrônicos portáteis e tudo ligado à tecnologia que afeta o seu produto ou serviço.