Plano de Marketing


Organização do departamento ou profissional de marketing


Organização do departamento de Marketing
O departamento ou profissional de marketing deve agir como um guia e liderar os outros departamentos e profissionais no desenvolvimento, produção, execução e suprimento de produtos ou serviços para seus clientes.

Qualquer empresa pode adotar a orientação para o mercado, independente do seu porte, seu faturamento, número de funcionários ou quantidade de produtos que oferece. Em qualquer caso a empresa pode contar com um consultor externo de marketing. Além de dar suporte na execução das tarefas o consultor externo oferece uma visão distanciada da empresa, fora das pressões internas.

A aplicação do conceito de orientação para o mercado significa adotar uma mentalidade que coloca o consumidor como ponto de partida para as ações empresariais. O marketing deve estar envolvido sempre que se discute o desenvolvimento de um novo produto ou uma função relacionada ao cliente.

É importante que o departamento de marketing ou o consultor de marketing tenha contato com os comentários de outras pessoas dentro da empresa. Não apenas os comentários e sugestões ajudam o restante da empresa a entender e apoiar os esforços de marketing, como também fornecem algumas análises inestimáveis sobre o que o cliente quer e sobre novas idéias que podem ter escapado ao restante da empresa.

Por exemplo, seus técnicos de serviço e seus representantes do serviço ao cliente conhecerão bem as opiniões e necessidades dos clientes. Gerentes de lojas de varejo são excelentes fontes de informações. Quando todos se envolvem o planejamento ganha e o esforço mais coeso.

Os objetivos e diretrizes estabelecidos pelo marketing devem, pelo projeto, estar em linha com a visão e a missão da empresa. O alto escalão administrativo deve se envolver e estimular a cooperação de todos os departamentos na implementação do plano, integrando uma mensagem consistente em todos os canais de comunicação.

Se este não for o caso, os esforços para colocar os produtos da empresa no mercado falharão. É simples assim.

O Plano de Marketing deve ser entendido entre todos os funcionários que é um esforço de equipe. Os indivíduos podem ter seus próprios objetivos e prioridades, mas se não considerarem os objetivos e a necessidade maior da empresa, podem atrapalhar os esforços e destruir o que foi planejado.

Imagine a seguinte situação: para diminuir o estoque de um produto que não estava com uma boa saída o marketing resolveu fazer uma promoção de venda numa determinada loja de uma rede de varejo e mandou cartas para todos as clientes que constavam no cadastro da loja. Entretanto, por falha de comunicação interna, os vendedores não foram avisados sobre a campanha, a arrumação da loja não foi devidamente preparada e o resultado da venda daqueles produtos foi ruim.

Ao analisar o resultado, o departamento de marketing não conseguiu ter certeza se as clientes não receberam as cartas, se receberam mas não se interessaram em ir à loja ou se foram à loja e não receberam um bom atendimento ou os produtos não estavam bem expostos.