Plano de Marketing
Introdução
O conceito de marketing
Resumo do planejamento de marketing
Organização empresarial
Departamento de Mkt
Atividades das funções de marketing
Pesquisa e análise
A análise do negócio
A análise do mercado
Fatores Externos: Ameaças e Oportunidades
O que há de novo?
Pontos Fortes e Pontos Fracos
O modelo do plano de marketing
Sumário Executivo
Visão geral de mercado
Segmentação de mercado
Público-alvo
Dados Psicográficos
Segmentação do Público-Alvo
Visão geral da concorrência
Visão geral do produto
Fatores Críticos de Sucesso
Objetivos e Metas
Objetivos de marketing
Estratégias
Posicionamento
Estratégia de promoção
Propaganda
Relações Públicas
Marketing Direto
Promoções e Eventos
Catálogos, Folhetos, Sites, Brindes etc.
Força de vendas
Plano de Mídia
Plano de ação e implementação
Retorno sobre o Investimento
Referências bibliográficas
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Pontos Fortes e Pontos Fracos

Os pontos fortes podem ser definidos como qualquer recurso disponível da empresa que possa ser usado para melhorar sua participação no mercado ou desempenho financeiro. Os pontos fracos são quaisquer recursos da empresa que podem causar uma perda de vantagem competitiva, posição ou estado financeiro.

Eu costumo usar a tabela abaixo, onde faço uma lista de todos os Pontos Fortes e Pontos Fracos que a Pesquisa de Mercado apontou para um determinado produto. Tanto para o produto da minha empresa como para os concorrentes pesquisados. Utilizo uma tabela idêntica para avaliar o impacto das ameaças e oportunidades (fatores externos) tanto na minha empresa como nos principais concorrentes.

Pontos Fortes e Pontos Fracos
Ameaças e Oportunidades
Fator de
Ponderação
Minha Empresa Concorrente A Concorrente B
Nota Pondera Nota Pondera Nota Pondera
Reputação da produto              
Se o produto satisfaz as necessidades              
Se o produto agrega valor              
Serviço de assistência ao cliente              
Propaganda do produto              
Preço do produto              
Embalagem              
Distribuição (entrega)              
etc.              

Obs. Ao lado da coluna dos Pontos Fortes e Fracos eu coloco um peso relativo à importância daquele item em função das prioridade do Público-Alvo (Fator de Ponderação). Ou seja, quanto mais importância o consumidor dá ao assunto na Pesquisa de Mercado maior a nota (o máximo é 5). Na coluna "Nota" coloca-se a nota obtida na pesquisa e no campo "pondera" multiplica-se a nota recebida pelo fator de ponderação.

Lembre-se que um Ponto Forte pode se transformar numa Ameaça. Por exemplo, imagine que a distribuição (entrega) de um produto na sua empresa recebeu uma nota muito baixa dos consumidores enquanto a sua propaganda recebeu uma nota alta. Ora, isso pode representar que a propaganda está promovendo um produto que os consumidores não estão encontrando para comprar. Portanto, nesse caso, quanto mais propaganda mais consumidores insatisfeitos com sua empresa.

 

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