Plano de Marketing


Plano de Ação e Implementação

Detalhamento

Ao chegar neste ponto você já está com seu Plano de Marketing quase pronto: baseado na Pesquisa de Mercado você identificou o posicionamento de seu produto e a vantagem competitiva. Além disso, mais importante, identificou seu público-alvo e tudo o que o seu produto precisa ter e fazer para atrair e conquistar os consumidores.

Resta preparar seu Plano de Ação para que todas as providências necessárias sejam visualizadas no tempo, divisão das responsabilidades e custos. Isso permitirá saber se seu Plano está coerente com seus objetivos de Marketing.

Comece preparando uma tabela com algumas colunas:

    • Ação
    • Responsável pela ação
    • Cronograma de execução da ação
    • Custo da ação

Na coluna "Ação" liste todas as ações necessárias para fazer seu Plano de Marketing acontecer. Não importa quantas linhas de itens e sub-itens terá a sua tabela. Você deverá listar TODAS as ações necessária para fazer algo acontecer. Por exemplo: Para seu Plano de Marketing funcionar os vendedores precisam de um Cartão de Visita. Então, você teria um item chamado Cartão de Visita e diversos outros sub-itens: briefing, criação, orçamento, aprovação do layout e texto, arte final, impressão, acabamento, data de entrega. Em cada linha de sub-item você indicará nas colunas seguintes o nome do responsável por cada etapa, o cronograma e o custo daquele sub-item.

Lembre-se que a maioria das ações dependem de informações de outros profissionais ou empresas. Por exemplo, a propaganda depende de uma agência de propaganda, que fornecerá junto com o Plano de Mídia o cronograma de produção da campanha e a estimativa de custos para todas as peças da campanha. Todas essas informações deverão ser lançadas na planilha que eu expliquei acima. É trabalhoso, mais é necessário. Por essas e outras é que eu falei no início deste artigo que você precisa de um departamento de Marketing ou de um Consultor de Marketing.