Plano de Marketing


Visão geral de mercado

A análise do mercado é a base de respostas para as seguintes perguntas: Existe mercado para o produto? Há consumidores que estariam dispostos a pagar pelos nosso produto?

A correta interpretação de pesquisas sobre seu público-alvo ou seu cliente auxilia na determinação do composto de marketing (preços, atendimento, distribuição, formação de estoques etc. visando a demanda.

Através da análise de mercado, é possível traçar o perfil dos consumidores, permitindo o oferecimento de produtos adequados à eles. Além disso, o estudo mercadológico possibilita maior entendimento do ambiente no qual a empresa está inserida, bem como das variáveis que interferem no desempenho organizacional.

A análise do mercado deve contemplar os itens abaixo relacionados, trazendo informações que identifiquem as oportunidades e as ameaças relacionadas ao produto:

• O setor
• A clientela
• A concorrência
• Fornecedores

Na fase de Pesquisa de Mercado, você fez a coleta das informações necessárias para elaborar o seu Plano de Marketing. Agora basta compilar as informações em um documento claro e conciso para que possa ser lido e entendido (e apoiado) pelas outras pessoas.

Com esta finalidade em mente, leia do começo ao fim a Pesquisa de Mercado e comece a dar sentido a tudo isso. Comece a escrever uma boa visão geral do mercado. Você pode utilizar algumas informações do seu Plano de Negócios, contanto que as informações de mercado sejam atuais e específicas para os produtos que você está planejando. Se você não tiver um plano de negócios, ou acesso a ele, então as questões que você precisa responder nesta visão geral são:

• Qual é o tamanho do mercado em potencial?
• O mercado está crescendo, diminuindo ou estabilizado? Quais mudanças estão acontecendo?
• O mercado está segmentado por preço, qualidade, faixa etária, renda ou uso do produto?
• Quem é o seu público-alvo?
• Quem são os seus concorrentes?

Exatamente como todas as outras seções do seu Plano de marketing, não há regras para organizar seu plano. Organize a seção de visão geral de mercado de modo que pareça mais lógico e que ilustre melhor o mercado de seu produto.