Plano de Negócios


Projeção do Fluxo de Caixa

A projeção do Fluxo de Caixa permite visualizar o futuro da situação financeira da empresa.

Caso as Receitas previstas sejam maiores que as Despesas, haverá disponibilidade de recursos. Do contrário a empresa necessitará de financiamentos cobrir suas despesas.

O Fluxo de Caixa diferencia-se da Demonstração de Resultados em dois aspectos:

    • Contempla somente aqueles recursos que exigem/oferecem efetivo gasto/recebimento no caixa da empresa, enquanto a Demonstração de Resultados não diferencia os itens que representam ou não gasto ou recebimento;

    • No fluxo de caixa é considerada a data da efetiva saída/entrada de recursos da empresas (regime de caixa), enquanto na Demonstração de Resultados é considerada a data da ocorrência do fato gerador do gasto/receita, não importando a data de recebimento (regime de competência).

Mesmo que o empreendedor não seja o responsável pela parte financeira da empresa, ele deve conhecer o funcionamento dos controles financeiros básicos. O Fluxo de Caixa é um desses controles, sendo uma ferramenta simples, já que apresenta, em uma linha de tempo, todas as receitas e despesas previstas pela empresa, e cujo objetivo é demonstrar qual a liquidez desta neste período. Ou seja, se ela terá ou não, saldo de caixa para pagar as suas contas.

O relatório do Fluxo de Caixa pode ser emitido com a freqüência que for necessária: diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente etc.

O Fluxo de Caixa é uma visão de futuro, uma projeção baseada nas informações que você reuniu anteriormente. Basicamente, um fluxo de caixa apresenta a soma das entradas financeiras, subtrai as saídas, apura e apresenta os saldos.