Plano de Negócios


Demonstração dos Resultados por Produto ou Serviço


Você deve verificar a rentabilidade de cada produto ou serviço oferecido pela empresa, detectando quais são os que propiciam um bom retorno financeiro. Para isso faça uma planilha onde cada um será analisado. Verifique o resultado apurado para o produto com base nas vendas e os custos decorrentes da fabricação dos produtos ou execução dos serviços.

Para apurar o resultado da fabricação e comercialização de cada produto faça percentual da distribuição dos custos fixos. Ou seja, estabeleça percentuais maiores para aqueles produtos que se utilizam de maior parte dos Custos Fixos.

O método de rateio dos Custos Fixos é utilizado por todas as empresas, de qualquer ramo de negócio, para a apuração do resultado de cada produto desenvolvido pela empresa.

Este percentual pode ser baseado nas vendas de cada produto, no tempo gasto para sua produção (mão-de-obra, máquinas etc.) a critério de cada empresa.

Este percentual é usado como base para o rateio dos custos fixos e despesas fixas da empresa, tais como: aluguel, mão-de-obra indireta, energia elétrica, etc.. O valor apurado é abatido da receita oriunda das vendas do produto para o cálculo do resultado num determinado período.

Caso seja apurado prejuízo em determinado produto, verifique o preço praticado. Caso o mercado aceite um preço acima do praticado tente fazê-lo, pois o produto pode sair de uma situação de inviável, para uma de rentável.

Custos Totais por Produto

Com base nos gastos previstos na produção de cada produto, em função da quantidade a ser produzida, é calculado o custo unitário, que servirá como parâmetro para a definição do preço de venda do mesmo.

Esse custo unitário apurado poderá sofrer alterações (para mais ou para menos), de acordo com a variação da projeção das vendas. Se as vendas aumentarem, o custo unitário cairá; se as vendas caírem, o custo aumentará.

Este custo poderá se alterar, também, caso a quantidade a ser vendida permaneça constante, com uma melhor utilização dos recursos (por exemplo: se a produtividade da mão de obra aumentar, você gastará menos no custo unitário do produto).

Custos Variáveis por Produto

São considerados custos variáveis todos os recursos que mantém proporção direta com o nível de produção da empresa. Estes recursos podem ser: matéria-prima, mão-de-obra direta, fretes, embalagens, etc. Por exemplo: uma siderúrgica tem como matéria-prima principal o minério de ferro. Caso esta siderúrgica passe a produzir mais aço, consumirá mais minério de ferro.

É importante também, que sejam previstos eventuais gastos com despesas extras que poderão ocorrer durante a produção do produto. Geralmente é utilizado um percentual sobre o somatório dos valores dos custos, que não ultrapassa os 5%.