Plano de Negócios


Demonstração das Receitas


Dependendo do negócio, talvez você queira incluir no Plano de Negócios uma seção descrevendo seu modelo de receita. Este modelo deve descrever os diversos fluxos de receita que o negócio irá colocar em funcionamento e como cada um deles irá gerar dinheiro. Se você pensou em apenas um fluxo de receita, certifique-se de descrevê-lo com clareza.

Ao formular suas suposições, você está determinando o panorama do que está prestes a acontecer. Explique as técnicas que você imaginou para chegar até as informações nas suas declarações financeiras. Por exemplo, talvez você queira declarar que todas as vendas e compras devem ser feitas em dinheiro, determinados níveis de inventário são mantidos e pagos em termos específicos, suas comissões de vendas são baseadas em um determinado percentual dos totais das vendas, etc. Você também pode incluir informações sobre o clima geral do seu setor. Pode ser uma lista com itens de declarações breves ou apenas um parágrafo.

As receitas decorrem das vendas de produtos e serviços prestados. Contabilmente, as receitas são conhecidas quando a empresa realiza a venda (baixa em estoque), ou quando os serviços são efetivamente prestados, não tendo, necessariamente, que receber o pagamento a vista.

Os volumes de receitas são previstos e planejados com base em algumas suposições:

    • A demanda do mercado relacionada aos produtos e serviços
    • A previsão de vendas
    • A capacidade instalada da empresa para comercializar os produtos
    • Os custos e o preço de venda
    • O retorno financeiro planejado e esperado do negócio

A
demanda do mercado e a previsão de vendas são vistos no Plano de Vendas e de Marketing, analisados em outra seção do Plano de Negócio. Para obter essas informações a fim de avaliar a viabilidade do negócio é necessário realizar uma pesquisa de mercado.

A
capacidade de produção da empresa é um limitador físico, já que as pessoas, os recursos e as máquinas possuem um limite de produção. A capacidade de produção pode ser alterada através de novas tecnologias, da mobilização, ou dispêndio de recursos adicionais.

A
análise dos custos é uma ferramenta que possibilita à empresa reconhecer qual o preço mínimo que poderá ser praticado e o volume mínimo de vendas necessário para sua permanência no mercado. O volume mínimo de vendas é aquele através do qual a empresa consegue somente cobrir suas despesas, trabalhando em um limite muito perigoso, sujeito a prejuízo caso haja queda na comercialização do produto. Essa análise também permite visualizar um nível desejável de vendas, que é aquele que, além da cobertura dos custos, propicia um retorno financeiro satisfatório para a empresa.

O
retorno financeiro é um percentual sobre o investimento que define o tamanho do resultado desejado e planejado pelo empreendedor. O resultado desejado é o lucro previsto. O lucro representa a riqueza material gerada pelo negócio para o seu proprietário.