Plano de Negócios


Plano Financeiro

A principal fonte de referência e controle da saúde financeira do seu negócio é o Plano Financeiro.

Ele pode ser usado para conduzir suas atividades dentro dos parâmetros planejados, corrigir distorções, adaptar-se a novas variáveis decorrentes de mudanças na conjuntura, e projetar novos investimentos com base em um nível de crescimento previsto e desejado.

Se estiver procurando investimentos para seu negócio, você tem duas opções: pode se dirigir a bancos e financeiras e procurar um empréstimo ou pode procurar capitalistas de investimento. A fonte escolhida irá depender da quantidade de investimento de que você precisa. E o tipo de investimento necessário irá ditar como seu plano (principalmente a seção financeira) será escrito. Em outras palavras, os investidores vão querer saber como irão lucrar com esse investimento, enquanto as instituições que fazem empréstimos vão querer saber como você irá pagar o montante levantado.

Independentemente do investidor, você precisará de projeções financeiras sólidas e o plano financeiro é fundamental. Para a maioria das pessoas, a parte financeira é a parte mais importante do plano de negócios.
Provavelmente você identificou uma oportunidade no mercado e o seu Plano de Negócio precisa demonstrar como você ganhará dinheiro com essa oportunidade. Se você precisa prospectar parceiros, investidores ou capital de risco, o seu Plano Financeiro deverá responder as seguintes perguntas:

    • Qual o lucro previsto para este empreendimento?
    • Quanto terei que gastar para abrir o negócio?
    • Quanto deverei ter em caixa para manter o bom funcionamento do negócio?
    • Qual a quantidade a ser vendida para que minha empresa não tenha prejuízo?

Resumo das necessidades financeiras

Antes de mencionar números e apresentar planilhas financeiras, faça um resumo das suas necessidades no seu Plano de Negócios. Se estiver procurando investidores, é a partir daí que você indicará quanto precisa inicialmente. Em seguida, descreva como esses investimentos serão usados: quanto será gasto com computadores, móveis para escritório etc.

Basicamente, a parte financeira do Plano de Negócio possui os seguintes tópicos:

    • Investimento Inicial
    • Projeção dos Resultados
    • Projeção de Fluxo de Caixa
    • Projeção do Balanço
    • Ponto de Equilíbrio
    • Análise de Investimentos


Desmembre suas finanças em projeções mensais para os primeiros dois anos e, a partir daí, faça projeções anuais. Como essa é uma parte bastante crítica do seu plano de negócios, certifique-se de seguir os padrões de contabilidade geralmente aceitos e de que suas declarações financeiras foram preparadas de forma correta. Talvez valha a pena ter uma despesa ao contratar a ajuda de um contador para prepará-las ou pelo menos para revisá-las.

Se você tiver um contador que prepare as finanças da sua empresa, certifique-se de compreender completamente o processo e o que significam os termos e as informações. Em geral, investidores potenciais sentem-se mais confortáveis ao investirem em uma empresa cujos proprietários demonstraram uma boa compreensão sobre os aspectos financeiros do negócio.