Plano de Negócios


O que é um Plano de Negócios?

Tudo o que você pensar em negociar (comprar, vender, trocar, alugar etc.) pode ser analisado através de um Plano de Negócios. Quem está pensando em começar seu próprio negócio, precisa calcular os riscos e ver se o sonho de seu projeto é realista e se encaixa nos seus objetivos e recursos disponíveis. Se estiver começando do zero, entrando de sócio em algum negócio existente, comprando uma franquia, tudo precisa ser planejado antecipadamente.

Aliás, o processo de planejamento é o que torna a formulação de um Plano de Negócios algo muito importante. Pensar antes em tudo o que deve fazer parte do seu negócio, fará com que você pense melhor e talvez até apareçam algumas novas idéias que não haviam sido consideradas.

Para entender a necessidade de um Plano de Negócios imagine, por exemplo, que você está planejando uma longa viagem. Antes de sair de casa você precisa saber o máximo de informações sobre o seu destino, os meios de transportes mais adequados, o tempo que será gasto na viagem, bagagem necessária, despesas previstas etc.

Se você está pensando em solicitar uma ajuda financeira certamente vai procurar um investidor, um sócio ou mesmo um amigo para entrar junto com você no seu empreendimento. Nesse caso, o Plano de Negócios é a primeira coisa que você deve fazer antes de conversar com sobre suas necessidades.

Mesmo que você tenha o capital necessário para começar, o Plano de Negócio é uma excelente oportunidade para traçar estratégias de sucesso desde o início e evitar caminhos perigosos.

Além de tudo, existe uma razão fundamental: o Plano de Negócios é a ferramenta que você precisa para saber se seu negócio vai dar lucro ou prejuízo. Ele permite que você analise em detalhes o seu produto ou serviço, quem é seu público-alvo, quantos clientes precisam ser conquistados, qual o volume dos negócios, quais os processos tecnológicos e operacionais serão necessários, qual é a estrutura necessária para o gerenciamento de seu negócio, quais são as projeções financeiras para o fluxo de caixa, receitas, despesas, custos e lucros.

Continua...