O que o consumidor espera do futuro?
O que mudou? Aumentou a exigência? Como ele se comporta?

BLOG do Carlos Martins.
Comentários sobre Propaganda e Marketing.



Enfrentando a crise sem choro nem vela (9)

9 - Qual é a melhor media para atrair mais consumidores para quem tem verbas pequenas? O que deve ser levado em conta na hora de investir em divulgação?

Na hora de investir em divulgação a escolha da melhor mídia deverá levar em consideração diversos aspectos, como por exemplo, os objetivos de venda, a área de cobertura da empresa e o potencial de consumo de cada região. Na hora de fazer um plano de comunicação também é necessário saber se existem barreiras na mente dos consumidores ou oportunidades que podem ser aproveitadas etc.

Uma pequena loja pode se aproveitar de ações de guerrilhas, colocando cartazes (outdoors, placas de sinalização etc.) e distribuindo seus folhetos e catálogos em pontos estratégicos nas proximidades da loja, clubes, condomínios, faculdades etc.

Para criar ações de guerrilha em Marketing uma boa ideia é fazer antes um mapa incluindo a loja e todos os pontos de interesse na comunicação, assinalando as principais vias de acesso, os pontos de aglomeração, eventuais lojas da concorrência, ações de marketing direto e promoções de venda. Ações de guerrilha podem ser aplicadas em lojas de rua ou em lojas situadas dentro de shoppings.

Empresas com maior quantidade de lojas, maior objetivo de venda e, portanto, maiores verbas de propaganda, além de ações de guerrilha, devem utilizar meios de maior alcance como TV, rádio, revistas etc. Para fixar a marca e a imagem da loja a TV é uma poderosa ferramenta e para fixar o nome da loja o rádio é uma mídia excelente e de custo baixo. Se uma empresa possui várias lojas espalhadas em vários bairros da cidade, o uso de TV, rádio e revistas será mais econômico do que usar ações de guerrilha nas proximidades de cada uma das lojas.

A internet poderá ser utilizada por qualquer loja, de qualquer tamanho, apoiando a comunicação e servindo como um canal de relacionamento e venda.

Para quem vende produtos e serviços, os catálogos e anúncios em revistas podem ser utilizados ao longo de todo ano sendo reforçados pela TV nas datas promocionais (dia das mães, namorados, dia dos pais, dia das crianças, natal etc.). É fundamental que a empresa elabore um calendário promocional onde deverão constar todas as ações previstas para cada data e os custos dessas ações com os respectivos objetivos de venda. Esse planejamento permite definir qual o investimento em propaganda ao longo do ano.

Leia outros artigos de Carlos Martins