Vocação e Oportunidade
Descubra a sua oportunidade.
O que você gosta de fazer?
O que você sabe fazer?

Vocação + Oportunidade
Caminho para o Empreendedorismo

Ao procurar entrar ou voltar ao mercado, iniciar uma carreira profissional, mudar de vida, ou fazer uma nova empresa (startup etc.) a sensação de se "sentir perdido" é muito mais comum do que se imagina, principalmente em um mundo que está em constante mudança. Por outro lado, não existe uma fórmula concreta para chegar ao sucesso e ninguém precisa ter a vida solucionada aos 30. As pessoas, assim como as empresas, podem recomeçar ou se reinventar depois de diversas experiências anteriores.

Seguir a sua verdadeira vocação significa, muitas vezes, abandonar um caminho já iniciado em busca de uma oportunidade. Às vezes é necessário deixar uma carreira ou experiência infeliz para trás. Largar o que não serve mais para dar lugar a coisas novas.

Nesses momentos é importante fazer uma análise pessoal e assim refletir novos rumos. Pode ser uma boa ocasião para fazer o
teste vocacional. Ao contrário do que se pode imaginar, a reciclagem profissional não é tarefa impossível e pode trazer grandes descobertas.

Descubra as profissões que mais combinam com você.

Ouça a entrevista de Carlos Martins para a Rádio Trans Mundial sobre Vocação e Oportunidade.



 
DESCOBRINDO OPORTUNIDADES
- O caso do vendedor de sapatos:
Dois vendedores de sapatos foram enviados para a África a fim de descobrir oportunidades para expansão da fábrica. Depois de pesquisar o mercado, um dos vendedores telefonou "Vocês devem suspender os planos de expansão para a África, pois em diversos lugares que eu visitei ninguém usa sapatos, todo mundo anda descalço!" O outro vendedor também ligou, mas ao contrário do primeiro, estava eufórico: "Podem contratar mais funcionários e aumentar a produção. Vamos vender como nunca, porque nos lugares que eu visitei ninguém usa sapatos, todo mundo anda descalço... por enquanto!"

>> Moral da história: Cuidado na hora de avaliar suas oportunidades. Procure analisar a situação por ângulos diferentes...


Veja alguns exemplos de pessoas que mudaram de vida:

Um Senhor Estagiário
O filme “Um Senhor Estagiário” mostra o reconhecido ator norte-americano Robert De Niro interpretando Ben Whitaker, um aposentado setentão que ocupa a vaga de “estagiário-sênior” em uma startup de moda. Em vez de ficar em casa reclamando de sua vida sem graça, ele resolveu mudar! Ele não desistiu nem mesmo nos primeiros dias difíceis na empresa, quando se sentia um “peixe fora d’água”: seguiu em frente e disse pra ele mesmo “vamos fazer acontecer”. E assim, ele fez a diferença e ajudou a empresa com sua experiência. A ideia do filme é mostrar que nunca é tarde para aprender o “básico”: assim como um senhor de 70 anos pode aprender a usar o Facebook, para os mais jovens fica a lição de que ouvir as pessoas mais experientes sempre pode ser uma boa estratégia.

Ana Maria Braga
- Uma apresentadora que passou a comandar o programa "Note e Anote", na TV Record, em 1992, quando tinha 43 anos; a atração ficou sete anos no ar, e Ana Maria Braga virou referência para as donas de casa de todo o Brasil.

Stan Lee
O gênio da Marvel criou sua primeira História em Quadrinhos de sucesso, Quarteto Fantástico, quando estava com 39 anos. Nos anos que se seguiram, ele deu vida a ícones do universo da Marvel, com personagens como Homem-Aranha que se tornaram símbolos no mundo inteiro.

Susan Boyle
Ela ganhou o mundo em 2009, quando tinha 47 anos, ao se apresentar no programa de calouros "Britain's got Talent". Sua interpretação de "I dreamed a dream", trilha da peça "Os Miseráveis", a transformou em um fenômeno mundial.

Roberto Marinho
Já era um grande empresário de mídia e dono do jornal "O Globo", mas foi apenas aos 61 anos de idade que ele tomou sua decisão empresarial mais ousada: fundar a TV Globo.

Saiba mais:
O que são habilidades e competências?

Clique aqui
para a página do Teste Vocacional