Plano de Marketing
Introdução
O conceito de marketing
Resumo do planejamento de marketing
Organização empresarial
Departamento de Mkt
Atividades das funções de marketing
Pesquisa e análise
A análise do negócio
A análise do mercado
Fatores Externos: Ameaças e Oportunidades
O que há de novo?
Pontos Fortes e Pontos Fracos
O modelo do plano de marketing
Sumário Executivo
Visão geral de mercado
Segmentação de mercado
Público-alvo
Dados Psicográficos
Segmentação do Público-Alvo
Visão geral da concorrência
Visão geral do produto
Fatores Críticos de Sucesso
Objetivos e Metas
Objetivos de marketing
Estratégias
Posicionamento
Estratégia de promoção
Propaganda
Relações Públicas
Marketing Direto
Promoções e Eventos
Catálogos, Folhetos, Sites, Brindes etc.
Força de vendas
Plano de Mídia
Plano de ação e implementação
Retorno sobre o Investimento
Referências bibliográficas
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Plano de Ação e Implementação

  • Detalhamento

Ao chegar neste ponto você já está com seu Plano de Marketing quase pronto: baseado na Pesquisa de Mercado você identificou o posicionamento de seu produto e a vantagem competitiva. Além disso, mais importante, identificou seu público-alvo e tudo o que o seu produto precisa ter e fazer para atrair e conquistar os consumidores.

Resta preparar seu Plano de Ação para que todas as providências necessárias sejam visualizadas no tempo, divisão das responsabilidades e custos. Isso permitirá saber se seu Plano está coerente com seus objetivos de Marketing.

Comece preparando uma tabela com algumas colunas:

  • Ação
  • Responsável pela ação
  • Cronograma de execução da ação
  • Custo da ação

Na coluna "Ação" liste todas as ações necessárias para fazer seu Plano de Marketing acontecer. Não importa quantas linhas de itens e sub-itens terá a sua tabela. Você deverá listar TODAS as ações necessária para fazer algo acontecer. Por exemplo: Para seu Plano de Marketing funcionar os vendedores precisam de um Cartão de Visita. Então, você teria um item chamado Cartão de Visita e diversos outros sub-itens: briefing, criação, orçamento, aprovação do layout e texto, arte final, impressão, acabamento, data de entrega. Em cada linha de sub-item você indicará nas colunas seguintes o nome do responsável por cada etapa, o cronograma e o custo daquele sub-item.

Lembre-se que a maioria das ações dependem de informações de outros profissionais ou empresas. Por exemplo, a propaganda depende de uma agência de propaganda, que fornecerá junto com o Plano de Mídia o cronograma de produção da campanha e a estimativa de custos para todas as peças da campanha. Todas essas informações deverão ser lançadas na planilha que eu expliquei acima. É trabalhoso, mais é necessário. Por essas e outras é que eu falei no início deste artigo que você precisa de um departamento de Marketing ou de um Consultor de Marketing.

 

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