Plano de Marketing


Retorno sobre investimento (ROI)

Na Pesquisa de Mercado você analisou o público-alvo, o mercado, e as estratégias usadas pela concorrência.

Baseado nos objetivos do seu Plano de Marketing, você definiu o Plano de Ação necessário para vencer a concorrência e conquistar o público-alvo: Propaganda, Promoções, Relações Públicas, Marketing Direto, Vendas etc.

Para concluir se seu Plano de Ação está adequado aos objetivos de Marketing você precisa comparar o que você espera vender e quanto você pretende investir para fazer a venda acontecer.

Olhe para suas metas, sazonalidade de produto, eventos especiais e outros fatores de marketing e selecione a estratégia de programação que funciona melhor para a situação. Lembre-se de que enquanto os tipos diferentes de mídia podem seguir programações diferentes, você também pode considerar o impacto de combinar as mídias na mesma programação. Tudo depende de seus objetivos e metas.

Existem diversas metodologias para obter o retorno sobre investimento (ROI), mas você poderá utilizar este modelo resumido, baseado no seu cronograma de lançamento do produto.


*Teoricamente o resultado de "VENDAS" dividido por "AÇÕES" deverá ser positivo, mas isso pode variar em função de seus objetivos. Por exemplo, na fase de lançamento é normal que as despesas com ações de marketing superem os resultados de vendas. Lembre-se que o resultado das vendas deverá cobrir as despesas de marketing além das demais, por isso você deverá encontrar o índice de retorno ideal para o seu caso.


Não importa o quanto é difícil tentar ser econômico, provavelmente você nunca vai ter fundos de marketing o suficiente para realmente fazer o que quer. Apenas lembre-se, você não está sozinho. Seus concorrentes provavelmente estão enfrentando os mesmos problemas que você.

Há 3 passos que você deve seguir para estabelecer o seu orçamento:

1 - Estabeleça seu orçamento com base em suas metas e objetivos planejados.

2 - Olhe para os gastos dos seus concorrentes em geral. Procure saber quais as estratégias deles, quanto eles vendem e quanto eles investem em Marketing. Isso permitirá que você analise o orçamento do seu Plano de Ação comparado à média da concorrência.

3 - Analise se o retorno sobre o investimento do seu Plano de Ação é positivo, ou seja, os custos Passe por um terceiro exercício que envolva a estimativa do orçamento de marketing e de publicidade de seu principal concorrente baseado no que você sabe sobre suas atividades. Isto é um bom modo de ajudar você a ser mais competitivo e possivelmente ganhar mais participação de mercado.

A seguir, encerre seu Plano de Marketing com a planilha final de seu orçamento, onde você deve incluir:

    • uma planilha geral ilustrando seu orçamento total

    • uma planilha dividida por meio de comunicação

    • uma planilha dividida por produto/mercado


- FIM -