Plano de Marketing
Consultor Carlos Martins


Estratégia de promoção

É onde você planeja a comunicação e as ferramentas que usará na promoção do produto.

As bases para a estratégia de promoção estão na sua Pesquisa de Mercado onde você identificou e decifrou seu público-alvo, pontos fortes a serem destacados, pontos fracos a serem evitados, oportunidades e eventuais barreiras existentes ao seu produto.

Além de tudo você precisa saber qual é o seu objetivo de marketing e quais as metas que precisam ser alcançadas, pois isso determinará a intensidade, a freqüência e a penetração da sua estratégia.

Intensidade
É o impacto da sua estratégia junto ao seu público-alvo. Por exemplo: será um simples panfleto entregue na rua ou a veiculação de comerciais de TV.

Freqüência
É a quantidade de vezes que sua estratégia será repetida. Por exemplo: você distribuirá seu folheto apenas um dia ou durante o mês inteiro.

Penetração
É a forma como sua estratégia atinge especificamente o seu público-alvo. Quanto maior o direcionamento, mais fechado será o foco e maior a penetração no público-alvo.

A Estratégia de Promoção do seu Plano de Marketing poderá ser composta por diversas ações. Por exemplo:

    • propaganda
    • redes sociais / internet
    • relações públicas
    • marketing direto
    • promoções e eventos
    • material de marketing do produto / empresa
    • brindes
    • força de venda

A estratégia de promoção deverá ser baseada nos objetivos do Plano de Marketing, que está relacionado com o Plano de Negócios. Entretanto, isso não é tão simples, pois dependendo do mercado, da concorrência, do tipo de produto etc. você precisará de mais ou menos promoções, utilizando meios e veículos diferentes.

Para definir sua estratégia de promoção são necessárias informações sobre mídia, produção gráfica, eventos, marketing direto etc. e a maioria dessas informações dependem de projetos específicos a fim de permitir orçamentos, prazos e condições. Para obter essas informações é necessário entrar em contato com agências de propaganda, veículos de comunicação assim como todos os demais fornecedores. O consultor de propaganda e marketing poderá lhe assessorar nessa área.