Plano de Marketing
Introdução
O conceito de marketing
Resumo do planejamento de marketing
Organização empresarial
Departamento de Mkt
Atividades das funções de marketing
Pesquisa e análise
A análise do negócio
A análise do mercado
Fatores Externos: Ameaças e Oportunidades
O que há de novo?
Pontos Fortes e Pontos Fracos
O modelo do plano de marketing
Sumário Executivo
Visão geral de mercado
Segmentação de mercado
Público-alvo
Dados Psicográficos
Segmentação do Público-Alvo
Visão geral da concorrência
Visão geral do produto
Fatores Críticos de Sucesso
Objetivos e Metas
Objetivos de marketing
Estratégias
Posicionamento
Estratégia de promoção
Propaganda
Relações Públicas
Marketing Direto
Promoções e Eventos
Catálogos, Folhetos, Sites, Brindes etc.
Força de vendas
Plano de Mídia
Plano de ação e implementação
Retorno sobre o Investimento
Referências bibliográficas
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Posicionamento

Posicionamento é a percepção que o seu público-alvo tem de seu produto.

Planejar o posicionamento de seu produto envolve levar em consideração questões como a concorrência e como os produtos dela são vistos, as necessidades e desejos do seu público-alvo e o elemento mágico ou dramático que seu produto ou serviço naturalmente tem sobre ele.

Por exemplo, você pode ter um produto idêntico ao seu concorrente: embalagem, preço, benefícios etc. entretanto, dependendo do posicionamento que o seu concorrente tem na mente do público-avo, pode ser que a marca dele ofereça mais valores: confiança, prestígio etc. Nesse caso, você terá que compensar oferecendo algo em troca: menor preço? garantia maior? etc.

Quanto mais disputado é o mercado, maior é a necessidade de você posicionar acertadamente o seu produto. Isso precisa ser feito de forma, clara, eficiente e criativa.

Mas como você atinge o posicionamento para o seu produto?

Posicionamento amplo

Você tem de determinar se o seu produto deve atuar dentro de um nicho específico de mercado, um líder de baixo custo ou um produto diferenciado.

Ou seja, ao se posicionar você assume aquela estratégia em todo o mix de seu marketing. Você não pode ter um posicionamento na propaganda e outro no ponto-de-venda, ou no preço, ou no atendimento etc. Essa é sua aposta, e você precisa acreditar dela! Do contrário você desacreditará sua mensagem publicitária e todo seu esforço (e dinheiro) será desperdiçado.

Pense no resultado de sua pesquisa de Mercado: nas qualidades de seu produto, seus pontos fortes e fracos, as oportunidades que você descobriu, o preço que você considerou e seu mercado-alvo para determinar que posição ampla será tomada.

Para definir o posicionamento amplo de seu produto pergunte:

- Por que o consumidor vai se decidir pelo meu produto?

Posicionamento específico

Você pode se basear numa determinada qualidade ou benefício de seu produto para estabelecer o que apoiará o seu posicionamento geral.

Para definir o posicionamento específico de seu produto pergunte:

- Qual a razão (posicionamento específico) que apóia o posicionamento amplo do meu produto?

Por exemplo: Um novo produto será lançado com um posicionamento baseado em alta qualidade (posicionamento amplo). Quem comprar, receberá um certificado de quatro anos de garantia de troca ou assistência técnica gratuita (posicionamento específico).

A Pesquisa de Mercado é uma excelente fonte para definir o melhor posicionamento de seu produto, que será tão mais eficiente quanto maior for a aceitação pelo seu público-alvo.

Percepção de valor

O posicionamento de seu produto depende de como ele será percebido pelo seu público-alvo. Lembre-se que essa é uma questão onde deve existir uma integração entre o que seu produto oferece e o consumidor deseja.

Para definir a percepção de valor do seu produto pergunte:

- Qual o real valor do produto? Mas qual o valor que o consumidor dá para ele?

No final das contas, toda sua estratégia de posicionamento será baseada na percepção de valor do seu produto. Dessa forma, você precisa deixar claro qual é a relação posicionamento / valor de seu produto. Por exemplo:

  • qualidade alta / custo alto
  • qualidade média / custo médio
  • qualidade baixa / custo baixo

Como exercício, procure lembrar algum produto (marca) que você consome ou conhece e tente relacionar com o posicionamento dele na sua mente. Na sua opinião esse produto vale mais ou menos do que aquilo que você paga (ou precisa fazer) por ele?

 

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