Plano de Marketing
Consultor Carlos Martins


Visão geral do produto

Certamente seu produto tem características que interessam ao consumidor: um liquidificador que não faz barulho, embalagem de batatas fritas que não deixa as batatas ficarem quebradas quando você coloca na bolsa, som portátil que vem com pilhas incluídas etc.

Entretanto, se você não transforma essas características em benefícios para o seu consumidor elas continuarão a ser... apenas características! Por exemplo, seu liquidificador pode ser o liquidificador silencioso que não acorda a vizinhança quando você prepara o seu café da manhã; suas batatas não chegam em casa esfareladas; o seu rádio já vem com pilhas prontas para usar. Portanto, sua Pesquisa de Opinião com seus consumidores é muito importante e poderá lhe ajudar a descobrir os benefícios realmente atraentes do seu produto.

Pode ser que a forma como você comunica uma característica de seu produto seja a diferença entre ele e o seu concorrente. Os dois podem ter a mesma característica, mas dependendo da comunicação um vende mais que o outro.

Em poucas palavras, você tem de afirmar por que alguém deve comprar seu produto. Ligue os pontos para eles e você terá um produto de sucesso.

Use esta seção do seu plano de marketing para descrever seu produto e as principais características:

    • seu produto e o propósito dele
    • as principais características dele
    • seus atuais canais de distribuição
    • seu posicionamento dentro do mercado
    • suas promoções e publicidade atuais
    • sua embalagem atual
    • etc.

Principalmente responda da forma mais objetiva o seguinte:

- POR QUÊ ALGUÉM COMPRARÁ O SEU PRODUTO?

Quando você fizer o seu Plano de Ação, use essa resposta para auxiliar sua ESTRATÉGIA CRIATIVA e o POSICIONAMENTO de seu produto.