Plano de Marketing
Introdução
O conceito de marketing
Resumo do planejamento de marketing
Organização empresarial
Departamento de Mkt
Atividades das funções de marketing
Pesquisa e análise
A análise do negócio
A análise do mercado
Fatores Externos: Ameaças e Oportunidades
O que há de novo?
Pontos Fortes e Pontos Fracos
O modelo do plano de marketing
Sumário Executivo
Visão geral de mercado
Segmentação de mercado
Público-alvo
Dados Psicográficos
Segmentação do Público-Alvo
Visão geral da concorrência
Visão geral do produto
Fatores Críticos de Sucesso
Objetivos e Metas
Objetivos de marketing
Estratégias
Posicionamento
Estratégia de promoção
Propaganda
Relações Públicas
Marketing Direto
Promoções e Eventos
Catálogos, Folhetos, Sites, Brindes etc.
Força de vendas
Plano de Mídia
Plano de ação e implementação
Retorno sobre o Investimento
Referências bibliográficas
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Visão geral da concorrência

Monte uma visão geral completa do mercado competitivo. Fale não apenas das concorrências diretas que o seu produto enfrenta, mas também a concorrência indireta, formada por produtos similares ou outros produtos que podem disputar os mesmos desejos do seu público-alvo em relação ao seu produto.

Por exemplo: Se você está lançando uma nova marca de barra de chocolate seu produto vai concorrer com outras marcas de barras de chocolate. Mas também concorrerá com bombons de chocolates, balas de chocolates, doces etc. Além dos outros produtos de chocolates, barras de cereais também poderão disputar a preferência de seu Público-Alvo. Portanto, você precisa analisar os concorrentes diretos e os indiretos.

A informação geralmente é a chave para uma forte vantagem competitiva. Se você tiver dificuldade para buscar informação sobre seus concorrentes, tente com os seus fornecedores. Eles podem ser boas fontes de informações. Visite os locais de seus concorrentes, páginas na internet, stands em feiras, pegue amostras dos produtos deles.

Você também pode reunir muitas informações de mídia e publicidade sobre seus concorrentes.

 

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