Plano de Marketing
Introdução
O conceito de marketing
Resumo do planejamento de marketing
Organização empresarial
Departamento de Mkt
Atividades das funções de marketing
Pesquisa e análise
A análise do negócio
A análise do mercado
Fatores Externos: Ameaças e Oportunidades
O que há de novo?
Pontos Fortes e Pontos Fracos
O modelo do plano de marketing
Sumário Executivo
Visão geral de mercado
Segmentação de mercado
Público-alvo
Dados Psicográficos
Segmentação do Público-Alvo
Visão geral da concorrência
Visão geral do produto
Fatores Críticos de Sucesso
Objetivos e Metas
Objetivos de marketing
Estratégias
Posicionamento
Estratégia de promoção
Propaganda
Relações Públicas
Marketing Direto
Promoções e Eventos
Catálogos, Folhetos, Sites, Brindes etc.
Força de vendas
Plano de Mídia
Plano de ação e implementação
Retorno sobre o Investimento
Referências bibliográficas
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Público-alvo

Determinar o público-alvo correto é provavelmente a parte mais importante de seus esforços de marketing. lembre-se que se você não atrair consumidores todos os outros esforços serão desperdiçados.

Detalhe o máximo possível quem é seu Público-Alvo. Qual é a faixa etária, gênero, nível educacional, tamanho da família, nível de renda e localização geográfica.

Se o seu Público-Alvo são outras empresas, então você precisa detalhar o tipo de empresa, tamanho, os cargos e funções que você pretende atingir com seu produto, receita anual, áreas geográficas, estatísticas etc.

Na verdade, para determinar o tamanho do seu mercado, você precisa ter um bom perfil do cliente típico. Uma vez que você "conhece" quem está procurando, leve em consideração coisas como a faixa etária da população e as variações regionais nos níveis de renda e níveis educacionais.

Ao segmentar seu mercado, você deve procurar descobrir quais os hábitos de consumo do seu Público-Alvo em relação ao seu produto. Por exemplo, uma fábrica de biquínis pode descobrir que as mulheres compram em média 3 biquínis por ano, sendo 2 no verão e 1 nas férias do meio de ano. Ou seja, além da quantidade você pode descobrir a sazonalidade do seu mercado.

Para se obter este nível de dados demográficos é necessária uma Pesquisa de Mercado. Procure por dados sobre as regiões onde as altas densidades destes grupos específicos podem ser encontradas.

 

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