Plano de Marketing


Segmentação de mercado

A análise do setor no qual a empresa planeja penetrar e ganhar fatias de mercado é de extrema importância para o seu sucesso. As características demográficas, econômicas, legais, políticas, tecnológicas e culturais do ambiente podem comprometer, favoravelmente ou não, as previsões e o planejamento do negócio.

Para isso, é necessário que se realize um estudo das oportunidades e ameaças que podem surgir ao longo do período de vida da organização, influenciando em seu desempenho.

Por ser difícil (e caro) atingir todos os mercados, é bom se concentrar em segmentos específicos, particularmente se você tiver um negócio pequeno. Isto não apenas permitirá que você alcance mais pessoas que realmente comprarão o seu produto, como também pode reduzir a sua concorrência. Encontrar seu nicho é a chave do sucesso para os pequenos e médios negócios - e até mesmo para os grandes.

Seu mercado pode naturalmente ser segmentado por preço, qualidade, região, faixa etária, renda, comportamento de compra, indústria ou qualquer outra coisa. Tipicamente, preço e qualidade são os mais evidentes, seguidos do uso do produto e dos benefícios proporcionados aos consumidores. Alguns segmentos serão diferentes e alguns serão mais sutis.

O melhor exemplo de segmentação de mercado é ilustrado pela indústria automobilística. Todos eles são carros, mas os encontramos em todos os níveis de luxo e utilidade, preço e qualidade, etc. Alguns podem até mesmo atravessar mais de um segmento ou passar de um para o outro.

Determine os segmentos de seu mercado e descubra os que você vai enfocar. Tenha em mente que seu produto pode atravessar vários segmentos de mercado. Finalmente, lembre-se de considerar cada um destes segmentos quando estiver planejando suas atividades de marketing.

Veja abaixo um exemplo de análise de mercado:


"O setor no qual o Produto X pretende ingressar é bastante competitivo. O preço, a qualidade e a assist6encia técnica são os fatores críticos de sucesso.

Esse mercado, no qual concorrem grande quantidade de produtos nacionais e importados é alvo de críticas dos consumidores, que identificam na maioria dos produtos a falta de uma boa rede de assistência técnica.

Entretanto essas críticas não afetam significativamente as vendas, cujo principal público é constituído de homens na com mais de 35 anos.

A empresa vê nessas restrições o seu nicho de mercado já que pretende associar a imagem do seu produto a uma garantia de assistência técnica."