Plano de Marketing


A análise do mercado

Os mercados costumam se alterar freqüentemente. A situação do mercado há uns quatro anos certamente já foi fortemente influenciada pela entrada ou saída de concorrentes, novos produtos, novas tecnologia etc.

Os mercados tornaram-se cada vez mais fragmentados. Os segmentos do mercado podem se basear no preço, qualidade, uso do produto ou mesmo benefícios que os consumidores encontram no uso do produto. Se você tiver um pequeno negócio, encontrar o segmento de mercado correto é muito importante. Isto pode ajudar você a concentrar seus esforços e competir com mais eficiência.

A melhor forma de se examinar o mercado é através de uma pesquisa de mercado que deverá ser atualizada anualmente:

1 - Quem é o seu
público-alvo?

    • Quais são as necessidades do seu público-alvo?
    • Quais são os desejos?
    • O que ele gosta e o que ele não gosta?
    • Quais são os hábitos de consumo do seu público-alvo?
    • Qual a opinião do seu público-alvo sobre o produto concorrente
    • Qual a opinião deles sobre o seu produto
    • Quais as características que ele gostaria de ver no seu produto


2 - Qual é o
tamanho do seu mercado?

3 - Quais os
segmentos do seu mercado?

4 - Qual a
sazonalidade do mercado?

5 - Qual o
histórico do seu mercado: crescimento, redução ou nivelamento?

6 - Quem são seus principais
concorrentes?

    • Quais são os pontos fortes de seus concorrentes?
    • Quais são os pontos fracos?


7 - Quais são as
ameaças existentes no seu mercado?

8 - Quais são as
oportunidades do seu mercado?