Plano de Negócios
Introdução
O que é
Por que fazer
Primeiros passos
Estrutura
Capa / Sumário
Resumo do Negócio
O Mercado
Público-Alvo
Concorrência
Estratégia de Venda
Organograma
Plano financeiro
Investimento inicial
Resultados
Receitas
Custos
Resultados / Produto
Custos / Mão de obra
Depreciação, Manutenção, Conservação e Seguros
Impostos
Fluxo de Caixa
Balanço Patrimonial
Ponto de equilíbrio
Análise Investimentos
Apresentação
Referências
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Capa

Estilo clássico e elegante contendo além do título Plano de Negócio, a data e o nome de seu futuro negócio (empresa, produto, serviço etc.). Eventualmente você poderá incluir alguma observação no rodapé do tipo "Este documento pertence à (seu nome / sua empresa) e as informações são confidenciais. Proibido a reprodução."

Lembres-se que você poderá solicitar nossos serviços para elaborar a apresentação do seu Plano de Negócios.
 


O Sumário Executivo

Geralmente, a primeira seção de um plano de negócios é o resumo executivo. Esse resumo é a parte mais importante do seu plano se você estiver procurando investimentos (e mesmo se você não estiver) porque ele fornece uma visão geral de todo os outros elementos do plano.

O Sumário executivo possui duas importantes funções:

  1. Conduzir o entendimento do Plano de Negócios, demonstrando seus principais tópicos, apresentando os cenários, a empresa e o negócio;
     
  2. Permitir rapidamente o entendimento e a avaliação dos planos da empresa, os produtos, o mercado e o planejamento financeiro.

O Sumário executivo deve abordar brevemente o seguinte:

  • Enunciado do Projeto / Objetivos
    • Os objetivos do plano (levantar dinheiro, atuar como um guia de políticas, etc.). Indica como a empresa será estruturada para iniciar suas atividades, os produtos e ou serviços que serão oferecidos, as características do mercado almejado, bem como as estratégicas a serem adotadas para o alcance dos objetivos.
       
  • Competência dos responsáveis
    • Descrição sumária das funções que os executivos e gerentes exercem ou exercerão na empresa, enfatizando a formação, o conhecimento e a experiência de cada um.
       
  • Os produtos, serviços e a tecnologia
    • Esse item descreve as principais características dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa, bem como a tecnologia empregada.
       
  • O mercado potencial
    • O mercado potencial pode ser entendido como o segmento da população que possui interesse, renda e acesso aos produtos e serviços que serão oferecidos. O estudo das características deste mercado é de extrema importância para que se possa conhecer as necessidades e desejos dos consumidores e atendê-los de maneira mais eficiente. Inclua neste tópico as descobertas da pesquisa de mercado.
       
  • Elementos de diferenciação
    • Quais as características dos produtos e/ou serviços que os tornarão únicos perante a concorrência, atraindo a preferência do consumidor. As vantagens competitivas e as estratégias de Marketing são, na maioria dos casos, os fatores mais expressivos utilizados para diferenciar uma empresa de outra.
       
  • Previsão de vendas
    • Qual a projeção da demanda, tendo em vista o segmento de mercado pretendido, as tendências mercadológicas a curto, médio e longo prazo, a capacidade do público alvo em aceitar e absorver o novo produto e/ou serviço disponibilizado. Essa informação pode ser obtida através da pesquisa de mercado.
       
  • Rentabilidade e projeções financeiras de, no mínimo, 3 anos.
    • O estudo da rentabilidade do negócio e dos resultados financeiros de determinado período é extremamente importante para que se possa avaliar o desempenho da empresa e seu grau de eficiência, tendo em vista a comparação entre os resultados esperados e os reais.
       
  • Necessidades de financiamento
    • Como você planeja gastar o capital levantado. Todo negócio precisa de uma infra estrutura inicial, composta de bens e materiais que possibilitam a arrancada e o início das operações. No entanto, muitas vezes o empreendedor não possui recursos próprios suficientes para arcar com estes gastos, havendo, assim, necessidade de financiamento
Recomendações: o sumário executivo deve ser escrito com muita atenção, revisado várias vezes e conter uma síntese das principais informações que constam no texto do Plano de Negócios. Deve ainda ser dirigido ao público alvo do Plano de Negócios e explicitar qual o objetivo do Plano de Negócios em relação ao leitor (ex.: requisição de financiamento junto a bancos, capital de risco, apresentação da empresa para potenciais parceiros ou clientes etc.). O sumário executivo deve ser a última seção a ser escrita, pois depende de todas as outras seções do plano para ser feita.

IMPORTANTE! Certifique-se de afirmar no resumo por que o seu negócio terá êxito. Você também pode incluir a declaração da missão no seu resumo executivo.


 

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